FIA processará Fota e Ferrari por rompimento

A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) anunciou que processará a Associação de Equipes da Fórmula 1 (Fota) e a Ferrari por conta das “graves violações dos regulamentos” cometidas pela organização e pela escuderia italiana “em particular”. “Fomos obrigados (a tomar essa atitude), e quando as equipes voltarem a ter bom senso essa história terminará”, declarou o presidente da FIA, Max Mosley. A reação da federação se deve ao anúncio feito por oito escuderias de que deixarão a Fórmula 1 para criar uma categoria paralela.

A Ferrari, McLaren, Renault, BMW, Brawn GP, Toro Rosso, Red Bull e Toyota anunciaram que abandonarão a Fórmula 1, depois de terem fracassado as negociações sobre o regulamento da próxima temporada.

A FIA havia estipulado o teto orçamentário de US$ 63 milhões por equipe para todo o ano de 2010, mas os times se recusaram a aceitar a alteração e já vinham ameaçando deixar a categoria há mais de um mês.

No último dia 29, todas as escuderias acabaram se inscrevendo, mas impuseram condições para a participação no Mundial de 2010. O prazo final para o acordo com a FIA venceria na tarde de hoje.

A própria FIA, em um comunicado publicado em seu site, anunciou o fracasso das negociações. A federação se disse “decepcionada, mas não surpresa com a incapacidade da Fota de alcançar um compromisso no melhor interesse do esporte”.

Mosley também destacou que a Fota e, em particular a Ferrari, violaram cláusulas contratuais com a FIA, descumprindo suas obrigações legais, fatos que farão a federação buscar uma compensação na justiça.

Enquanto isso, os pilotos dão sinais de que também abandonarão a Fórmula 1. “Quero correr com os pilotos melhores e isto diz tudo. Eu estou com a Fota”, garante o piloto espanhol Fernando Alonso. Na mesma linha, o brasileiro Felipe Massa afirmou que “o tempo de brincar acabou, correremos nas melhores competições”.

Amanhã, Max Mosley anunciará as equipes da próxima temporada. Serão apenas cinco, das quais três estrearão na categoria. As equipes que não deixaram a FIA são Williams, Force India e as novatas Campos Grand Prix, Manor Gran Prix e Team US F1.