Depois de quatro meses sem uma definição, ontem a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) enfim confirmou a realização da prova de abertura do Campeonato Mundial de Turismo (WTCC) em Curitiba, no dia 11 de março.
A corrida chegou a ser ameaçada por causa de problemas técnicos no Autódromo Raul Boesel, mas foi homologada – o que ratifica o acordo entre os organizadores da competição e a Prefeitura de Curitiba, que previa no mínimo a realização de provas na capital paranaense em três temporadas.
No final de setembro, a Confederação Brasileira de Automobilismo anunciou a suspensão da licença internacional do autódromo de Curitiba. O relatório da prova de 2006 do WTCC no AIC foi duro, com reclamações e críticas à ?preparação do circuito? e à ?precariedade das barreiras de pneus?. CBA, Prefeitura de Curitiba, diretores do autódromo e os promotores locais da prova divergiram em relação aos possíveis responsáveis – e Augusto Farfus, promotor e pai do piloto Augusto Farfus Júnior, o único brasileiro na categoria, garantiu que nada atrapalharia a realização da corrida de 11 de março de 2007.
Mas apenas ontem a FIA confirmou a prova. A pista do Autódromo Internacional Raul Boesel foi vistoriada duas vezes (em outubro e no final de janeiro, segundo a CBA) e foi aprovada pelos comissários técnicos da federação internacional. Com isso, o AIC voltou a ser ?internacional? e o WTCC foi garantido no Brasil.
A categoria virá a Curitiba para consolidar a sua imagem no País. Ano passado, a organização já realizou ?eventos de apresentação? do campeonato, mas agora a expectativa é que os principais dirigentes das montadoras que apóiam o WTCC venham ao Paraná e acompanhem o início da temporada.
Outro
A FIA também confirmou ontem a entrada do Brasil no calendário do Le Mans Series. As Mil Milhas Brasileiras farão parte da competição, entre os dias 9 e 11 de novembro.