FIA exclui Bélgica do calendário da Fórmula 1

São Paulo – O GP da Bélgica está oficialmente fora do calendário da Fórmula 1 em 2006. O anúncio foi feito ontem pela FIA. ?A retirada da prova foi feita para permitir o complemento das obras de reforma no circuito de Spa-Francorchamps. A FIA espera que o evento volte ao calendário em 2007?, lê-se no documento divulgado pela entidade.

A prova belga estava ameaçada desde que a empresa promotora do evento decretou falência, em outubro passado. Os governantes locais, então, buscaram ajuda em Luxemburgo – país vizinho, mas receberam resposta negativa.

No desespero, o governo da Valônia, província em que se localiza o circuito, recorreu a Bernie Ecclestone. O detentor dos direitos comerciais da Fórmula 1 pediu garantias para que pudesse, ele mesmo, organizar a prova.

Entre os pedidos, uma reforma completa na área dos boxes, paddock e a construção de novas arquibancadas e de uma torre de cronometragem. Orçamento estimado: 20 milhões de euros.

No dia 20 de janeiro o ex-ministro da Economia do país previu dificuldades para a realização do evento. Um dia depois, foi a vez de Elio di Rupo, governante máximo da Valônia, admitir que a situação estava periclitante. Com a retirada a F-1 volta a ter 18 etapas.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo