1 – Estão proibidos os controles de tração e de largada: estes dispositivos impediam que os pilotos patinassem com as rodas do carro, otimizando o desempenho na largada e na corrida.
2 – Estão proibidos câmbios totalmente automáticos: a partir de agora os pilotos terão de efetuar as trocas de marcha manualmente (através de duas borboletas atrás de cada lado do volante).
3 – Foi proibida a telemetria entre carro e boxes: em 2002, os times podiam alterar o mapeamento dos motores e o desempenho dos carros à distância, bem como consertar falhas e evitar quebras em tempo real. A partir de 2003 isto não será mais permitido.
4 – A comunicação via rádio está proibida: agora, piloto e boxes não poderão mais conversar durante as corridas. Na prática, isto evita que ordens de equipe sejam dadas no decorrer da prova.
5 – Cada equipe só poderá levar dois carros para cada fim de semana de GP: o carro reserva deixa de existir, reduzindo os custos. Quem bater e danificar muito o carro nos treinos, correrá o risco de ficar fora da prova.
6 – Os carros serão confinados após a classificação: a partir de 2003, todos os carros serão encaminhados para um parque fechado após os treinos de classificação, de forma que as equipes não poderão mais mexer neles para a corrida. Qualquer trabalho de emergência em um carro feito pela sua equipe terá de ser no próprio parque, e será observado de perto pelos fiscais da FIA. A entidade ainda não esclareceu quais serão as regras para os treinos de aquecimento no domingo, horas antes da largada.