Foi o domingo de pesadelo para os torcedores de Palmeiras, Portuguesa e Botafogo. O time de Parque Antártica foi derrotado por 4 a 3 pelo Vitória, em Salvador precisava de uma vitória simples para continuar na Série A do Campeonato Brasileiro. A Portuguesa perdeu de 4 a 2 do Bahia, em Mogi Mirim também precisava apenas de uma vitória permanecer na elite do futebol brasileiro. Os outros rebaixados foram o Botafogo, derrotado por 1 a 0 pelos reservas do São Paulo, e o Gama, de Brasília. A rodada também apontou os oito clubes que vão disputar as quartas-de-final do Brasileirão: São Paulo (1º), São Caetano (2º), Corinthians (3º), Juventude (4º), Grêmio (5º), Atlético-MG (6º), Fluminense (7º) e Santos (8º).

Os quatro primeiros colocados têm a vantagem de jogar por dois resultados iguais. Os locais e os horários dos jogos devem ser definidos pela CBF ainda hoje. Por causa do jogo amistoso da seleção brasileira, quarta-feira, a rodada inaugural das quartas-de-final deverá ocorrer somente no fim de semana.

Correção de Mesa

Para os torcedores de Palmeiras, Portuguesa, Botafogo e Gama resta um fio de esperança: a velha virada de mesa. O poderoso presidente da Federação Carioca de Futebol, Eduardo Viana, já está trabalhando nos bastidores para evitar o rebaixamento desses times para a 2ª Divisão. O dirigente, que considerou “lamentável” a queda dessas equipes, disse ontem, logo depois da última rodada da fase de classificação, que “vai agir, não no sentido de uma virada de mesa, mas sim de uma “correção de mesa”. Vou me empenhar para impedir o rebaixamento, desde que os presidentes dos clubes envolvidos tomem partido”, explicou.

continua após a publicidade

continua após a publicidade