Alguns dos principais candidatos a defender a seleção brasileira de atletismo na Olimpíada Rio-2016 participarão do Campeonato Brasileiro/Caixa Sub-23 de Atletismo, neste sábado e domingo, no Estádio Willie Davids, em Maringá, no Paraná.
A competição reservada para atletas de 16 a 22 anos reunirá medalhistas no Mundial de Juvenis de Barcelona, em julho, e jovens concorrentes que se destacaram na Olimpíada de Londres, em agosto.
Entre os destaques, por exemplo, estará a paulista Geisa Arcanjo, a primeira brasileira a disputar uma final do arremesso do peso numa olimpíada. Sétima colocada em Londres, com 19,02 m, novo recorde sul-americano Sub-23, a atleta nascida em São Roque (SP) completa 21 anos no próximo dia 19.
“Estou em plena evolução e isso me deixa otimista”, disse a atleta, que na competição defenderá a equipe de São Paulo. Geisa treina com o cubano Justo Navarro no Centro Nacional de Treinamento Caixa/Sesi, da CBAt, em Uberlândia (MG). “Melhorei muito meu recorde este ano.” O melhor resultado de Geisa era 17,11 m, obtido em 2010. Agora, a arremessadora lidera o Ranking Brasileiro, com 19,02, quase dois metros a mais. “Estou treinando bastante, apurando minha técnica e a tendência é melhorar ainda mais a marca.” Outro destaque ainda é juvenil. A carioca Tamara Alexandrino de Sousa ganhou a medalha de bronze no heptatlo no Campeonato Mundial da categoria, em Barcelona, e é uma das esperanças do Brasil para o próximo ciclo olímpico. Tamara, que completará 19 anos neste sábado, conquistou o bronze também no Ibero-Americano da Venezuela de Adultos, e quebrou duas vezes o recorde sul-americano juvenil -na última vez, com 5.900 pontos, em Barcelona. “Meu objetivo é vencer Brasileiro Sub-23 e representar o País no Sul-Americano.” O Campeonato Brasileiro/Caixa vai classificar os dois atletas mais bem colocados em cada uma das 40 provas para o Sul-Americano Sul-23, que será nos dois 22 e 23 de setembro, no Estádio Ícaro de Castro Melo, no Conjunto do Ibirapuera, em São Paulo.
Convidados ilustres
Outras atrações do torneio são a paulista Jéssica Carolina dos Reis (bronze no revezamento 4×100 m e 6.ª colocada no salto em distância em Barcelona), a paranaense Camila Aparecida de Souza e a carioca Thais Evelin Vides (ambas do revezamento 4×100 m juvenil), o catarinense Felipe Lorenzon (5.º colocado no lançamento do disco na Espanha), os paulistas Kaum Kamal Bento e Thiago da Silva (finalistas do salto triplo e do salto em distância, respectivamente, em Barcelona), a paraibana Andressa de Morais e Jonathan Herinque Silva (atletas olímpicos no disco e no triplo), entre muitos outros.