Começa hoje, em Cascavel, na região Oeste, a 16.ª edição dos Jogos da Juventude do Paraná. Às 20, na pista de atletismo do Complexo Esportivo Ciro Nardi, acontece a cerimônia de abertura dos Jogos. Mas à tarde, têm início as competições, com as primeiras provas de atletismo e natação.
Segundo os organizadores, são esperadas cerca de 3000 pessoas para prestigiar a festa desta noite, que terá como atração principal a banda cascavelense “Fora de Si?. Participarão dos Jojup?s/2002 cerca de cinco mil atletas, representando 81 municípios do Estado.
“Nosso objetivo é fazer com que os atletas não se desgastem com a espera para o desfile”, afirmou Evelci Pinto, coordenadora do cerimonial, explicando a razão de, pela primeira vez, a concentração dos atletas ser feita no mesmo local do desfile. “Eles ficarão dentro do gramado”, disse Evelci.
Uma das principais atrações da cerimônia será o painel humano formado por 50 crianças do Núcleo Esportivo Comunitário, que formarão imagens relacionadas aos Jogos da Juventude. As crianças ficarão ao lado de um telão que vai reproduzir imagens de atletas cascavelenses.
O juramento do atleta será proferido por Pâmela Diehl, que é atleta do handebol. Em seu currículo Pâmela tem o bicampeonato dos Jogos da Juventude e da Olimpíada Colegial Nacional, além de sagrar-se campeã brasileira na categoria Junior em 2002 pela equipe do Alfa/Cascavel.
A tocha olímpica será conduzida por cinco atletas que farão o revezamento até o acendimento da pira – Fernando Cunha, Julia Marcon, Luis Gustavo Rodrigues, Chaianne Araújo e Rodrigo Scorssato.
O diretor-presidente da Paraná Esporte, Marcos Tocafundo, e o prefeito de Cascavel, Edgar Bueno, farão os discursos de abertura e, logo em seguida, show pirotécnico e o show com a “Fora de Si?.
Os jogos prosseguem até o próximo dia 31 de agosto, em 15 modalidades esportivas -atletismo, basquete, futsal, ciclismo, futebol, ginástica rítmica desportiva, voleibol, vôlei de praia, tênis, tênis de mesa, judô, karatê, handebol, natação e xadrez.