A festa de embarque dos jogadores do Corinthians para disputar o Mundial de Clubes, no Japão, terminou em confusão e quebra-quebra dos torcedores na área de desembarque do aeroporto de Cumbica, em Guarulhos (Grande SP), na madrugada de hoje. Ao menos quatro pessoas foram detidas, segundo a Polícia Militar.
Para conter os torcedores, a polícia teve que usar bombas de efeito moral, gás lacrimogêneo e balas de borracha. Em resposta, os torcedores jogaram pedras e garrafas de cerveja nos policiais, latas de lixo, arremessaram carrinhos de bagagem e quebraram carros que estavam estacionados no setor de desembarque.
ambém quebraram câmeras de segurança do aeroporto e placas de sinalização. Ao menos quatro corintianos foram presos por atos de vandalismo, disse a PM.
Na hora do embarque, que estava previsto para 1h de hoje, nenhum torcedor estava no mezanino para ver a decolagem do avião com destino a Dubai.
Segundo a Polícia Militar, todas as torcidas que vão ao aeroporto, antes da viagem de seus times para o Mundial, tentam observar este momento. Pela baderna, os corintianos não puderam aproveitar a despedida da equipe.
Pouco antes da meia-noite, uma multidão de torcedores transformou o aeroporto em um estádio. Usando camisetas do time e faixas, os torcedores ocuparam todos os andares do aeroporto cantando as músicas do clube.
Os corintianos travaram escadas rolantes, amarraram faixas como se estivessem em um estádio. Os mais exaltados estouraram bombas dentro do aeroporto, esvaziaram extintores de incêndio e acenderam sinalizadores.
Enquanto 15 policiais observavam dentro do aeroporto a movimentação a distância esperando a chegada de reforço.
Antes de ocupar o aeroporto, ônibus com corintianos acompanharam o time até uma entrada para a pista do aeroporto, próximo a rodovia Hélio Smidt. Muitos torcedores penduraram nas grades de proteção para acenar para os jogadores.