Foi em clima de festa brasileira que a disputa do Costão Pro Floripa 2006 foi encerrada domingo, na Praia do Santinho, em Santa Catarina. As ondas pequenas, com cerca de meio metro de altura, não impediram que a paraibana Diana Cristina, de 15 anos de idade, desse show ao derrotar as três líderes do ranking e faturar o título do primeiro WQS feminino da história do surf brasileiro.
A final teve a norte-americana Karina Petroni liderando quase toda a bateria. Ela tirou nota 7,83 e tinha chances de levar o caneco até Diana Cristina arrancar os 8,67 pontos que definiram a vitória da paraibana. "Eu comecei bem, mas aí a brasileirinha pegou uma onda muito boa e eu não pude fazer mais nada.
Ela surfa muito e vai dar trabalho se for correr o circuito mundial", disse Karina, que ganhou 2.200 dólares pelo vice-campeonato.
A decisão masculina do Costão Pro Floripa 2006 completou a festa verde e amarela no pódio. Após a vitória da paraibana, o niteroiense Patrick Beven superou o norte-americano Gabe Kling e venceu o primeiro evento com nível máximo 6 estrelas da temporada 2006. Mas é o norte-americano que lidera o ranking do WQS.
Entre os brasileiros que competem representando o país, o melhor colocado é o cabo-friense Victor Ribas, que subiu para o quarto lugar na classificação geral.
Já o catarinense Jean da Silva caiu para o quinto lugar e o gaúcho Rodrigo Dornelles assumiu a nona colocação.