O veterano Juan Carlos Ferrero salvou a equipe espanhola de uma desagradável surpresa na Copa Davis. Neste domingo, ele superou Andreas Beck por 3 sets a 0, com triplo 6/4, e fechou em 3 a 2 o confronto com a Alemanha, em Marbella, e colocou os atuais campeões na semifinal da competição.
Ferrero só foi convocado pelo capitão Albert Costa porque David Ferrer lesionou-se durante a semana. O ex-número 1 do ranking era reserva da equipe e não disputava a Davis desde 2005. Mas neste domingo, por opção de Costa, entrou em quadra substituindo Tommy Robredo, que estava escalado anteriormente.
A escolha do capitão mostrou-se acertada e Ferrero não teve dificuldades para superar Beck. Mais experiente, ele soube diminuir o ímpeto dos alemães, que na primeira partida deste domingo haviam empatado a série com a vitória de Philipp Kohlschreiber sobre Fernando Verdasco em cinco sets, com 6/4, 6/2, 1/6, 2/6 e 8/6.
Atual campeã, a Espanha receberá na semifinal a equipe de Israel, maior surpresa da competição deste ano. Depois de fazerem 3 a 0 contra os russos nos dois primeiros de confronto, os israelenses fecharam a disputa em 4 a 1 neste domingo.
No primeiro jogo do dia, Dudi Sela desistiu ainda no primeiro set contra Igor Andreev, alegando lesão no pulso. Na última partida da série, Harel Levy venceu Igor Kunistyn por 2 sets a 1, com parciais de 6/4, 4/6 e 7/6 (7/2).