O espanhol David Ferrer confirmou com tranquilidade o seu favoritismo neste sábado e garantiu vaga na final do Torneio de Oeiras. Cabeça de chave número 1 do ATP 250 realizado em quadras de saibro em Portugal, o atual quarto colocado do ranking mundial derrotou o italiano Andreas Seppi por 2 sets a 0, com parciais de 6/1 e 6/4.
Desta forma, Ferrer se credenciou para encarar na decisão o suíço Stanislas Wawrinka, segundo cabeça de chave, que neste sábado teve trabalho para superar o jovem espanhol Pablo Carreno, de 21 anos e atual 228.º tenista do mundo. Atual 16.º da ATP, ele precisou jogar 3 sets para liquidar o rival com parciais de 6/3, 3/6 e 6/1.
Favorito ao título na final deste domingo, Ferrer conquistou a sua quinta vitória em cinco jogos contra Seppi. Para voltar a bater o italiano, ele aproveitou três de cinco chances de quebrar o saque do rival no primeiro set, no qual ainda se deu ao luxo de sofrer uma quebra, para fazer 6/1. Já na segunda parcial, o espanhol aproveitou um de três break points e, sem ter o seu serviço ameaçado nenhuma vez, obteve a vantagem de 6/4 para ir à decisão.
Já Wawrinka precisou suar muito para despachar Carreno. O suíço dava impressão de que encaminharia uma vitória tranquila ao aproveitar uma de duas chances de quebrar o saque do espanhol no primeiro set e fazer 6/3. Porém, o seu adversário devolveu o mesmo placar na segunda parcial ao converter um de três break points. Entretanto, no set derradeiro Wawrinka obteve duas quebras em quatro oportunidades e, ao confirmar todos os seus serviços, fechou o jogo em 6/1.
Ferrer e Wawrinka travarão pela segunda vez uma final nesta temporada, depois de o espanhol ter se sagrado campeão em Buenos Aires, em fevereiro, ao bater o suíço por 2 sets a 1. Já no retrospecto geral deste duelo, Ferrer tem boa vantagem, com sete vitórias e três derrotas.