Um dos favoritos ao título, o espanhol David Ferrer estreou com vitória no Torneio de Bastad, na Suécia, nesta quinta-feira. Segundo cabeça de chave, ele derrotou o compatriota Pere Riba por 2 sets a 0, com parciais de 6/2 e 7/6 (7/4), em 2h05min de partida.
Ferrer, número seis do mundo, só entrou em quadra no final da tarde, depois que a chuva deu uma trégua na cidade sueca. O mau tempo adiou para sexta os jogos envolvendo os espanhóis Guillermo Olaso e Nicolás Almagro, e o espanhol Rubén Ramírez Hidalgo contra o sueco Michael Ryderstedt.
Nas quartas de final, Ferrer vai enfrentar o austríaco Andreas Haider-Maurer, que eliminou nesta quinta o italiano Filippo Volandri por 2 sets a 0, com parciais de 6/3 e 7/6 (9/7).
Também nesta quinta, o esloveno Blaz Kavcic contou com a desistência do argentino Juan Monaco para avançar no torneio. Na sequência, Kavcic terá pela frente o checo Tomas Berdych, terceiro favorito ao título. Além de Berdych, o favorito Robin Soderling entrará em quadra nesta sexta, diante do italiano Potito Starace.
ALEMANHA – O Torneio de Stuttgart não contará com cabeças de chave nas quartas de final. Os dois últimos vivos na competição foram eliminados nesta quinta. Terceiro favorito, o russo Mikhail Youzhny foi derrotado pelo veterano Juan Carlos Ferrero, da Espanha, de virada, por 2 a 1, parciais de 6/7 (8/10), 6/2 e 6/2.
O espanhol Guillermo Garcia-Lopez, oitavo pré-classificado, caiu diante do polonês Lukasz Kubot, por 4/6, 6/4 e 6/3. Também avançaram nesta quinta o colombiano Santiago Giraldo, o espanhol Marcel Granollers, o alemão Cedrik-Marcel Stebe, o argentino Federico del Bonis e o eslovaco Pavol Cervenak.