Atual vice-campeão do Masters 1000 de Madri, o suíço Stanislas Wawrinka se despediu de forma precoce da competição espanhola disputada no saibro neste ano. Terceiro cabeça de chave, ele foi eliminado pelo jovem austríaco Dominic Thiem, de virada, por 2 sets a 1, com parciais de 1/6, 6/2 e 6/4.
Com o feito, Thiem, de apenas 20 anos, terá pela frente o vencedor do confronto entre o local Feliciano Lopez e o russo Mikhail Youzhny. Além de ser finalista em 2013, Wawrinka vinha do título no saibro de Montecarlo, sobre o compatriota Roger Federer, e da grande conquista do Aberto da Austrália, sua maior conquista, em janeiro.
Enquanto Wawrinka hesitava nesta terça-feira, os outros cabeças de chave confirmavam o favoritismo. David Ferrer, outro representante da casa, bateu o compatriota Albert Ramos por 7/6 (8/6), 5/7 e 6/3, enquanto o canadense Milos Raonic superou o francês Jeremy Chardy por duplo 6/3. O japonês Kei Nishikori venceu o local Guillermo Garcia-Lopez por 6/3 e 6/1 e Roberto Bautista Agut levou a melhor no duelo de espanhóis contra Fernando Verdasco por 2/6, 7/6 (7/4) e 6/1.
Ainda pela primeira rodada, o italiano Fabio Fognini chamou a atenção nesta terça, apesar da derrota para o ucraniano Alexandr Dolgopolov por 7/5, 4/6 e 6/3. Após ser eliminado, o tenista da Itália fez ameaças ao árbitro Mohamed Lahyani, que havia feito uma marcação que contrariou Fognini durante a partida.
Também pela rodada de abertura, venceram o holandês Igor Sijsling, o letão Ernests Gulbis, o sul-africano Kevin Anderson, o argentino Juan Monaco, o croata Marin Cilic e o local Nicolas Almagro.
Na chave feminina, as favoritas não decepcionaram. A checa Petra Kvitova bateu a norte-americana Varvara Lepchenko por 2/6, 6/2 e 6/1, enquanto a italiana Sara Errani despachou a compatriota Francesca Schiavone por 6/3 e 6/1. A australiana Samantha Stosur superou a local Garbiñe Muguruza por 7/5, 3/6 e 6/1.