Flávio não suportou pressão do espanhol. |
Buenos Aires – Num duelo disputado ponto a ponto, Flávio Saretta deixou escapar a chance de vingar o amigo e ídolo Gustavo Kuerten ao perder do espanhol David Ferrer por 2 sets a 1, parciais de 7/6 (1/7), 3/6 e 6/2, nas oitavas-de-final do ATP de Buenos Aires. Agora, o número 2 do Brasil embarca para a Costa do Sauípe, onde disputará a partir de segunda-feira o Brasil Open. Ferrer, por seu lado, aguarda o vencedor da partida entre o argentino José Acasuso e o francês Oliver Patience.
Saretta jogou um tênis primoroso nos nove primeiros games da partida. Eficiente no primeiro saque, bateu forte na bola dos dois lados, deu-se ao luxo de inteligente subidas à rede e voleios perfeitos, defendeu-se como pôde quando atacado pela potente direita de Ferrer. Com isso, obteve a quebra no terceiro game e, mesmo com alguns altos e baixos no quarto e oitavo games, quando demonstrou confiança no primeiro saque, chegou a 5/4 com serviço a favor.
Foi aí que ele lembrou dos problemas recentes de Guga, que também vem tendo excessiva dificuldade para fechar sets. Pela primeira vez no jogo, Saretta não acertou o primeiro saque e foi dominado por direitas incrivelmente precisas de Ferrer. O brasileiro deu azar no game seguinte, quando chegou ao break point e foi driblado com uma bola que tocou na fita, e defendeu-se bem para igualar por 6/6. O tie-break, no entanto, mostrou um Saretta pouco à vontade, errando bolas fáceis e mantendo um único saque.
O abalo emocional se estendeu até o terceiro game do segundo set. O espanhol fez 2/0 e ameaçou o saque brasileiro, que se salvou por pouco nos terceiro e quinto games. Aí, Ferrer deu uma pequena vacilada que lhe custou caro. Primeiro, perdeu rapidamente seu serviço. Depois, jogou fora um break point. Saretta cresceu, o espanhol se irritou e perdeu mais dois games, num total de cinco consecutivos.
O terceiro começou tenso. Ferrer fez seu saque e em seguida não permitiu um único ponto ao brasileiro, mas Saretta devolveu na mesma moeda e diminui para 1/2. O paulista pediu então atendimento médico e recebeu massagem na região lombar. Com 2/2, Saretta perdeu um importante break point e acabou por permitir nova vantagem ao espanhol no sexto game, quando cometeu muitos erros. Com 4/2, Ferrer não falhou mais e Saretta desanimou, apesar de ter disputado uma partida de alto nível.