Maranello, Itália – A Ferrari lançou oficialmente ontem, em Maranello, o carro para a temporada 2005 de Fórmula 1 e o diretor técnico da escuderia, Ross Brawn, não conseguiu esconder o entusiasmo. Segundo ele, o novo carro ?é o melhor de todos os que a Ferrari concebeu até hoje?.
Descontado o excesso de otimismo, o F2005 terá como missão manter a hegemonia da Ferrari na principal categoria do automobilismo. O carro deverá fazer sua estréia, no entanto, apenas na quinta etapa do mundial, com a realização do Grande Prêmio da Espanha, em Barcelona.
Na festa de lançamento, o presidente da Ferrari, Luca di Montezemolo, fez questão de prestar homenagens ao papa João Paulo II, que se restabelece de uma cirurgia.
?Um dos momentos mais intensos que vivemos nos últimos anos, foi quando, há poucas semanas, fomos recebidos pelo Papa no Vaticano. De nossa parte, desejamos os mais sinceros votos de restabelecimento?, disse o dirigente.
O Mundial de Fórmula 1 da temporada 2005 começa no dia seis de março com o Grande Prêmio de Melbourne, na Austrália.
Rival
Depois da discreta cerimônia de apresentação do novo modelo da Ferrari, o F2005, Michael Schumacher e Rubens Barrichello ?rasgaram seda? e afirmaram terem na própria equipe seu principal concorrente na disputa pelo título da atual temporada. O heptacampeão Schumacher vê em Barrichello, vice-campeão em 2004, o rival a ser batido. ?A concorrência com Rubens é um grande estímulo?, disse. ?Estou mais forte que antes, de outra forma não continuaria. Não posso dizer que ganharei o próximo mundial, mas gosto de sucesso e desejo continuar vencendo, por mim e pela Ferrari?, emendou.
Já o piloto brasileiro retribuiu a gentileza do alemão e ressaltou que o companheiro de equipe é ?imbatível?. ?Ele não pode ser parado. Somos amigos e gostamos de trabalhar juntos. O mais importante é vencer e não batê-lo?, retrucou. ?Eu sou feliz de chegar em segundo e Michael é ótimo ao chegar sempre em primeiro. Acho que estou melhorando, sou um bom piloto e continuo lutando.? Schumacher e Barrichel -lo testarão o F2005 depois do Grande Prêmio da Malásia.
Jordan mostra carro e 3.º piloto
Moscou – A Jordan – que recentemente foi vendida ao russo Alex Shnaider – apresentou ontem em Moscou, o seu novo carro para a temporada 2005 de Fórmula 1. Os dois pilotos da equipe, o português Tiago Monteiro e o indiano Narain Karthikeyan, desafiaram o frio intenso e a neve e participaram ativamente da solenidade, realizada na Praça Vermelha.
?Queremos que o nosso carro tenha um ar russo, por isso é muito importante que seja apresentado aqui?, explicou o diretor da escuderia, Collin Kolles. ?Queremos mostrar ao público russo que um espetáculo de F-1 é emocionante e espero que iniciativas como esta estimulem as pessoas a se aproximar mais do esporte?, acrescentou.
Terceiro
A escuderia aproveitou a ocasião e apresentou também o seu terceiro piloto. Trata-se do holandês Robert Doornbos. O holandês, de 23 anos, terminou em terceiro lugar no campeonato da F-3000.