Ferrari fecha com chave de ouro

O alemão Michael Schumacher, da Ferrari, alcançou sua 11ª vitória na temporada ao vencer o GP do japão, prova de encerramento da F-1 em 2002. Em segundo lugar ficou seu companheiro de equipe, o brasileiro Rubens Barrichello. Esta foi a oitava dobradinha da Ferrari só neste ano, e a 15ª da dupla Schumi-Barrichello, que passam a ser os recordistas da categoria neste quesito. Além disto, Schumacher estabeleu um novo recorde ao completar as 17 corridas da temporada chegando no pódio.

Completou o pódio o finlandês Kimi Raikkonen, da McLaren. Em quarto chegou o colombiano Juan Pablo Montoya, da Williams, seguido pelo japonês Takuma Sato, da Jordan, para delírio da torcida local. Jenson Button, da Renault, fechou a zona de pontuação chegando em sexto.

Já o brasileiro Felipe Massa, que se despediu da Sauber, bateu sozinho na terceira volta ao perder o controle do carro e sair da pista, quando estava em 14.º.

Domínio

O supercarro da Ferrari neste ano, a F2002, venceu nada menos do que 14 das 15 corridas que disputou na temporada, e conquistou oito dobradinhas. A média de aproveitamento do carro é espantosa: 93,3% de primeiros lugares. Vale lembrar que a F2002 só estreou no GP do Brasil, terceira etapa do Mundial. A única derrota do bólido foi no GP de Mônaco, quando, impossibilitado de ultrapassar devido às características do circuito, Schumacher terminou em segundo, atrás da McLaren de David Coulthard.

Melhor temporada

Ao final da prova de ontem, Rubinho comentou com entusiasmo sobre a temporada 2002 na F-1. Esta foi a melhor temporada do brasileiro, que conquistou quatro vitórias e e o vice-campeonato. “Estou muito contente, por mim e pela Ferrari. Fazer parte desta família é incrível. Também devo dar os parabéns à Bridgestone, que fez um trabalho ótimo com a gente durante todo o ano. Não posso deixar de ficar contente com duas vitórias nas três últimas provas.”

Pontos

A impressionante supremacia da equipe Ferrari na temporada 2002 da F-1 pode ser medida pelos números no Mundial de Construtores: o time de Maranello somou ao todo 221 pontos, exatamente o mesmo número de pontos de todas as outras equipes somadas.

Abandono

A empresa japonesa Asiatech, que comprou os direitos do motor Peugeot de F-1 e os fornecia nesta temporada para a equipe Minardi, anunciou após o GP do Japão que está deixando a categoria. Agora a Minardi terá de correr atrás de outro fornecedor para 2003. Comenta-se nos bastidores da F-1 que Paul Stoddart, dono do time, esteja negociando com a Jaguar para conseguir os motores Cosworth.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo