São Paulo – A Ferrari informou oficialmente ontem que o trabalho de desenvolvimento da F2002 está encerrado, e que as próximas corridas do Mundial de Fórmula 1 servirão como sessões de testes visando a temporada de 2003.
Liderando os campeonatos de construtores e de pilotos com enorme vantagem depois de nove etapas, a equipe italiana informou que todo seu trabalho, a partir de agora, estará voltado para o modelo que será usado em 2003. Assim, a melhor Ferrari de todos os tempos pode ser considerada também aquela em que menos se trabalhou para sua evolução. A F2002 estreou no dia 31 de março, no GP do Brasil. Três meses depois, o time concluiu que não é preciso mexer muito no carro para que ele seja ainda mais rápido.
A F2002 disputou sete corridas nesta temporada (nas duas primeiras, a Ferrari usou o modelo 2001) e venceu seis. Foi derrotada apenas em Mônaco, pela McLaren. No texto divulgado ontem à imprensa, a equipe diz que depois do GP da Inglaterra, domingo, terá uma nova versão de motor e que no GP da Itália vai usar uma nova asa dianteira. Tudo já testado e aprovado. “Se o título for assegurado antes do final da temporada, as corridas restantes serão uma rara oportunidade para fazer testes durante os GPs”, diz o comunicado. Não há muitas dúvidas de que isso vá acontecer. Michael Schumacher lidera o Mundial de Pilotos com 76 pontos, 46 à frente de seu irmão Ralf. Entre as equipes, a liderança para a Williams é semelhante: 102 x 47. Domingo, em Silverstone, Schumacher busca mais dois recordes na categoria. Se chegar entre os três primeiros, vai a 107 pódios na carreira, superando os 106 de Alain Prost. E se terminar entre os seis primeiros, completa 15 corridas seguindas na zona de pontos, igualando a marca de Carlos Reutemann em 1980/81. Na Inglaterra, no entanto, Michael não tem um retrospecto dos mais brilhantes. Ganhou apenas uma vez (98).