A Ferrari confirmou hoje o encerramento do contrato com a Force India, equipe que durante a temporada 2008 utilizou motores fornecidos pela escuderia italiana.
Em uma nota, a Ferrari oficializou a “dissolução antecipada da relação de colaboração técnica entre ambas as escuderias”.
A Force India já havia anunciado mais cedo a decisão de romper a parceria com os italianos, cujo término estava previsto para o final de 2009.
O magnata indiano Vijay Mallya, dono da Force India, anunciou a rescisão do contrato na manhã de hoje, agradecendo a Ferrari “pela qualidade de seu apoio, dos mais alto nível técnico e profissional, e por sua grande colaboração”.
A equipe indiana não divulgou ainda informações sobre quais motores poderia utilizar a partir de 2009, mas há expectativas de que sejam iniciadas negociações com a McLaren, que corre com motores da Mercedes.
Mesmo com os famosos motores italianos, o desempenho da Force India durante o ano foi fraco. Seus dois pilotos – o italiano Giancarlo Fisichella e o alemão Adrian Sutil – não somaram nenhum ponto no campeonato e amargaram as últimas colocações.