Campeã em 2007, a Ferrari largou na frente para a temporada deste ano da Fórmula 1. A equipe italiana apresentou neste domingo (6), em Maranello (Itália), o F2008, modelo com o qual pretende disputar este Mundial. Uma novidade é o número 1, que volta a ser estampado nos carros vermelhos depois de dois anos, graças ao título de Kimi Raikkonen – que irá comandar o primeiro teste, amanhã, em Fiorano.
O F20008 tem uma aerodinâmica totalmente revista, com relação ao carro campeão do ano passado, apesar de a Ferrari afirmar que algumas mudanças serão feitas nos carros até a primeira prova do ano, o GP da Austrália, no dia 16 de março. Este é o 54.º carro construído pela Ferrari para a Fórmula 1 – chamado internamente de 659.
Outra novidade, também para atender a novas regras da Fórmula 1, é o cockpit, que teve as laterais ‘levantadas’ para proteger melhor os pilotos. Com o fim do controle de tração e a introdução de uma nova unidade eletrônica, a SECU (Standard Electronic Control Unit), que foi desenvolvida pela rival McLaren, o F2008 teve modificações na transmissão e na caixa de câmbio – que agora terá que durar quatro corridas.
O F2008 manteve a cor "vermelha perolizada" e o motor. Seguindo a determinação da FIA de congelar o desenvolvimento dos propulsores, a equipe irá manter inalterado o bloco modelo 056, que ajudou o time a ser campeão de construtores no ano passado. Em conformidade com novas regras relativas a materiais, o carro é mais pesado que o modelo anterior. O peso da máquina já com água, combustível e o piloto é de 605 quilos.