Ferrari ameaça abandonar F-1

Londres – A informação de Jean Todt, diretor-geral da Ferrari, publicada ontem pelo jornal inglês The Times, parece ser muito mais uma tentativa de explicar o acordo em separado com Bernie Ecclestone, promotor do Mundial, do que retratar a realidade. "Nós levamos a sério a possibilidade de abandonar a Fórmula 1 por causa dos custos", disse o dirigente da equipe italiana.

A direção da Ferrari aceitou a oferta de US$ 100 milhões de Ecclestone para estender o Acordo da Concórdia de 2007 para 2013 e, com isso, a equipe reviu a posição quanto ao seu futuro na competição.

Hoje há um racha na Fórmula 1: de um lado está a Ferrari apoiada por Ecclestone e o presidente da FIA, Max Mosley, e do outro, os nove demais times.

Segundo Todt, o acordo com Ecclestone abre as portas para que as outras escuderias façam o mesmo. Na mesma entrevista o dirigente francês falou: "Nossa empresa é pequena e tínhamos necessidade de cobrir os custos da Fórmula 1."

O Mundial sem a Ferrari perde muito de seu glamour, charme, misticismo, história, mas é possível que sobreviva. Já a Fórmula 1 apenas com a Ferrari, sem seus adversários, não faz sentido. É por isso que Todt até se propõe, agora, a colaborar para que os nove times se entendam também com Ecclestone, ou seja, definam o valor que acham justo receber e iniciem negociações.

Jerez

Nos treinos de ontem, na Espanha, Juan Pablo Montoya, com McLaren MP4/20, foi o mais veloz, ao fazer 1m16s803 (102 voltas), seguido por Nick Heidfeld, com Williams FW27 e tempo de 1m17s379 (125), e Felipe Massa, com Sauber C24, que fez 1m17s395 (99). Todos modelos 2005.

Rubens Barrichello trabalhou com a Ferrari F2004M, a ser usada nas quatro primeiras etapas do campeonato, e ficou com o quarto tempo, 1m17s447 (70). Nesta quinta-feira, Michael Schumacher assume o F2004M.

Lucas di Grassi

O talentoso brasileiro, de 20 anos, foi reconfirmado, ontem, como piloto do programa de jovens promessas da Renault.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo