São Paulo – Pode ser que até a abertura do Mundial, dia 7 de março na Austrália, a Ferrari venha a introduzir importantes modificações no modelo F2004 apresentado hoje em Maranello. Mas que a equipe italiana, campeã das cinco últimas temporadas, desta vez abusou do conservadorismo não há como negar, ao contrário da política de suas duas principais adversárias, McLaren e Williams, que ousaram em seus novos projetos.

Michael Schumacher admitiu, hoje: “Será mais difícil conquistarmos o título.” As semelhanças entre o F2004 e a Ferrari do ano passado, F2003-GA, são imensas. Ao menos hoje. E não se pode acreditar que será muito diferente ao longo do ano porque na Fórmula 1 todas as soluções são estudadas em conjunto. Um aerofólio dianteiro radical, como chegou a anunciar Jean Todt, o diretor-esportivo, implicaria alterações no restante do projeto aerodinâmico também. E isso não se faz de hora para outra.

Rubens Barrichello comentou quando lhe perguntaram como explicar a manutenção da mesma receita técnica: “A Williams tinha de arriscar, por isso foi radical.” Schumacher rebateu as críticas embutidas nas perguntas: “O nosso modelo de 2003 venceu o Mundial de Pilotos e de Construtores, portanto não é ruim assim.”

Rory Byrne, projetista do F2004, confirmou que sua preocupação foi desenvolver as soluções usadas na concepção do F2003-GA e não partir para algo novo. Mas lembrou que várias novas técnicas construtivas foram adotadas, como no motor, câmbio e monocoque, que os deixaram mais leves e resistentes. O F2004 é o 50.º carro da Ferrari na Fórmula 1. Se havia dúvidas sobre a eventual motivação de Schumacher em disputar o campeonato, depois de seis títulos mundiais, os quatro últimos seguidos, a possível necessidade de trabalhar muito no desenvolvimento do F2004 deverá lhe servir de estímulo máximo.

O F2004 irá para as pistas, em Fiorano, pela primeira vez, nos próximos dias. Sabe-se já, pelos testes realizados em Jerez de la Frontera, Barcelona e Valência, que os novos modelos de McLaren e Williams evoluíram significativamente em relação aos de 2003. O F2004, apesar de pouco diferente do F2003-GA, terá de ser de três a quatro décimos de segundo mais rápido para acompanhar o avanço, ao menos aparente, dos carros de Kimi Raikkonen e Juan Pablo Montoya. Caso contrário, apenas o talento excepcional de Schumacher não deverá ser suficiente para lhe permitir nova conquista.

2.º PELADÃO NO VERÃO DE CURITIBA

Promoção – Governo do Paraná – PR Esportes

Apoio: Jornal TRIBUNA DO PARANÁ Prefeitura de Curitiba

Previsão de jogos para sábado (31/01/04)

Série Livre – Dib Esportes

Tapajós FC, Auto Truck, Combate Centenário, Acrópolis, Arsenal, Boca Junior, Comando Solitude, Tinguí EC, Medifarma, Kapot Canto do Rio, Cajuru A, Juventus EC, Madeireira Camilote, Corisco, Reg. Cel. Dulcídio, Fênix FC, Bairro Alto, Britanite IBQ, Centauro FC, Marambaia FC, Combate Boqueirão, Marumbi FC, Danúbio Auto Truck, Itiberê AC.

Série Livre – Mesa Redonda

Panela EC, Cajurú B FC, Corinpal, RCD Patrulhão, 13º Bat. Pol. Militar, União Centenário, Ferroviário EC, Vila Sofia EC, Embalanews, União Vera Cruz, River Auto Truck, Os Pit Bull, Anjo Dourado, PYXIS Informática, São João Del Rey, Canto do Rio Kapot.

Previsão de jogos para domingo (01/02/04)

Série Mirim

Vila Leonice, Ferinha Atalaia, Vila Sofia, Águia de Ouro.

Série Infantil

Anjo Dourado, Jardim Campos Andrade, Vila Lorena Bela Vista, São Cristóvão A,

São Cristóvão B, Vila Sofia, Caxias, Vila Leonice.

Série Juvenil

Costeira, Tabajara, Lazio, Cajurú, Furacão Los Morto, Fera Atalaia, São Cristóvão,

Anjo Dourado, O Beco dos Bimba, Internacional.

Série Feminina

Muitcholoco, Cajurú, Milan, Luper Gastrol, Anjo Dourado, Mak Soccer.

Série Veteranos

Nacional Pinhais, Marambaia, Esquadrão GMC, Os Ninjas do Boteco, Cajurú,

Reg. Pol. Montada.

Série Livre Mesa Redonda

Jequetibá, Esquadrão Cidade Jardim.

Programa para quarta e quinta-feira (28 e 29/01)

19h50

Cancha 3 – River Auto Truck x Vila Sofia (Mesa Redonda)

Cancha 5 – Anjo Dourado x Esquadrão Cidade Jardim (Mesa Redonda)

21h30

Cancha 3 – Ferroviário x União Vera Cruz (Mesa Redonda)

Cancha 5 – Embalanews x Os Pit Bull (Mesa Redonda)

Quinta feira

19h50

Cancha 3 – Comando Solitude x Kapot Canto do Rio (Dib Esportes)

Cancha 5 – Jequetibá x Canto do Rio Kapot (Mesa Redonda)

21h30

Cancha 3 – Tapajós FC x Acrópolis EC (Dib Esportes)

Cancha 5 – Combate Centenário x Boca Junior (Dib Esportes)

continua após a publicidade

continua após a publicidade