Era para ser uma dobradinha, como no grid. Afinal, a Red Bull deixou todo mundo comendo poeira nos treinos, quase 1s de vantagem para o terceiro colocado na classificação. Só que, entre os dois carros da equipe austríaca, apareceu um intruso: Fernando Alonso, da Ferrari, para alegria do público que encheu as arquibancadas de Barcelona.

continua após a publicidade

E foi só no final. O espanhol, correndo em casa, ganhou de presente o segundo lugar a menos de duas voltas do encerramento da quinta etapa do Mundial de F-1, quando furou o pneu dianteiro esquerdo de Lewis Hamilton. Pouco antes, Sebastian Vettel, com defeito nos freios, também perdeu a posição. Sorte de campeão, dirão alguns. Que seja. O fato é que Alonso, com o segundo lugar, foi a 67 pontos e está apenas três atrás de Jenson Button, da McLaren — o líder que, ontem, foi discreto no GP da Espanha e terminou em sexto.

A prova foi bem chata, de emocionante, mesmo, apenas o duelo entre Michael Schumacher e Button a partir da 20.ª volta. O alemão da Mercedes mostrou sua velha maestria ao passar o campeão do mundo, que voltava dos boxes, e segurou a posição com tanta segurança que, a certa altura, o inglês desistiu. Vitória impecável do australiano, que começa a se recuperar no campeonato e já tem 53 pontos, em quarto lugar. Sebastian acabou em terceiro, também graças à batida de Hamilton. Schumacher foi o quarto, seguido por Button, Massa, Sutil, Kubica, Barrichello e Alguersuari na zona de pontos.

continua após a publicidade