Tudo que os principais candidatos ao título não precisavam era de um “furão”. Mas o espanhol Fernando “Speedy Gonzalez” Alonso, da Renault, resolveu se meter na disputa dos grandões. Ele fez ontem a pole-position para o GP da Hungria, a segunda de sua carreira (largou em primeiro na Malásia), e entrou na lista dos candidatos a uma vitória em Budapeste. Os favoritos à taça ficaram mais para trás: Juan Pablo Montoya, vice-líder do Mundial, em quarto no grid; Kimi Raikkonen, terceiro na classificação, em sétimo; e Michael Schumacher, em pleno inferno astral e mecânico, líder do campeonato, em oitavo.

Budapeste (Warm Up) -Na pior posição de grid de Schumacher nos últimos cinco anos. Ele não fazia uma classificação tão ruim desde o GP da Alemanha de 1998, quando largou em nono. O alemão não procurou desculpas. “De manhã e no warm up a gente parecia ter encontrado o acerto ideal. Estávamos andando no mesmo ritmo dos outros. Agora precisamos saber o que aconteceu, porque meu tempo ficou muito aquém das expectativas”, disse Michael, 1s067 mais lento que Alonso.

Schumacher aposta na estratégia para sair da Hungria ainda na frente de Montoya, que o persegue com apenas seis pontos de desvantagem na tabela. “Nessa corrida tudo pode acontecer”, espera. Seu companheiro Rubens Barrichello, quinto no grid, sai na frente do alemão pela terceira vez seguida (algo inédito na carreira de Schumacher, que está na F-1 desde 1991). “Não estou pensando nele, e sim na minha corrida”, falou o brasileiro. “Estou confiante porque acho que escolhemos os pneus certos.”

Alonso fez a pole com 1min21s688. Ao fechar a volta, começou a comemorar, mesmo sabendo que outros candidatos à posição de honra ainda fariam suas voltas. “Fiz uma volta muito boa e estamos competitivos aqui desde o início”, disse o espanhol. Anteontem, seu companheiro Trulli fora o mais rápido, mas despencou para sexto ontem. “Errei na minha volta”, admitiu o italiano.

Ralf Schumacher larga em segundo, 0s256 atrás de Fernando. A outra surpresa do dia foi Mark Webber, da Jaguar, em terceiro. Os pneus Michelin garantiram a sétima pole do ano para suas equipes. No calor, como ontem em Budapeste, são bem melhores que os Bridgestone que a Ferrari usa. O problema de Ralf e de Montoya será largar no lado sujo da imunda pista húngara. “Vai ser um pouco difícil largar bem”, prevê o alemão.

Hoje, segundo a meteorologia, faz sol de novo e muito calor. A previsão é de duas paradas para a maioria dos pilotos, mas alguns deverão fazer três pit stops. “A Renault e a Jaguar podem estar mais leves”, acredita Barrichello. A pista foi modificada, mas as ultrapassagens ainda são difíceis. O GP da Hungria, com o grid embaralhado e os favoritos ao título espalhados por filas intermediárias, começa às 9h de Brasília e terá 70 voltas.

Fisichella assina com a Sauber

Budapeste (Warm Up) – O italiano Giancarlo Fisichella, 30 anos, será piloto da Sauber nas próximas duas temoradas. O anúncio oficial foi feito ontem em Budapeste. Foi a segunda confirmação do fim de semana. Anteontem, a McLaren revelou que Kimi Raikkonen e David Coulthard defenderão o time por mais um ano, ao lado dos pilotos de testes Alexander Wurz e Pedro de La Rosa. Coulthard vai para seu nono Mundial na McLaren, que já contratou Montoya, mas só terá o colombiano em 2005.

Fisichella estreou em 1996 pela Minardi e no ano seguinte estava na Jordan, como companheiro de Ralf Schumacher. De 1998 a 2001 defendeu a Benetton. No ano passado, voltou para a Jordan. Com 118 GPs disputados, ele tem uma pole (Áustria/98), uma melhor volta (Epanha/1997) e uma vitória (neste ano, no Brasil, resultado confirmado apenas cinco dias depois da corrida). (FG)

Acidente tira Firman da corrida

Budapeste (Warm Up) – Um violentíssimo acidente tirou o irlandês Ralph Firman do GP da Hungria. A batida aconteceu durante o prirmeiro treino livre de ontem, quando a asa traseira de seu Jordan se soltou na reta que leva à curva 5 do circuito. “Eu nem notei o que aconteceu, foi de repente, e meu carro saiu como um foguete. Depois, só me lembro de estar na ambulância”, disse o piloto, que teve uma pequena fratura no calcanhar esquerdo e uma concussão.

Firman bateu a mais de 200 km/h força lateral no seu cockpit na hora do impacto chegou a 47 G. Estava a cerca de 290 km/h quando o aerofólio se desprendeu. A Jordan não explicou por que a asa voou, mas garantiu aquilo não iria acontecer de novo.

Sua participação na prova foi vetada, e a Jordan inscreveu em seu lugar Zsolt Baumgartner, 22 anos, que andou pela equipe nos treinos extras de sexta-feira e já havia feito o mesmo na Alemanha. (FG)

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