O espanhol Fernando Alonso foi eleito o melhor piloto da Fórmula 1 em 2008 por uma enquete do jornal inglês The Times na internet.
Ainda que por uma margem pequena, o bicampeão mundial foi o escolhido pelos leitores britânicos, que o preferiam ao compatriota Lewis Hamilton, campeão da F1 em sua segunda temporada na categoria.
Alonso recebeu 1.071,5 pontos na enquete contra 1.061,5 de Hamilton, o campeão mais jovem da história, com quem o espanhol não manteve um bom relacionamento quando foram companheiros de equipe na McLaren, em 2007.
Atrás do piloto da Renault e de Hamilton, com 989 pontos, ficou o vice-campeão mundial Felipe Massa, da Ferrari. Pouco mais atrás aparecem o polonês Robert Kubica e o alemão Sebatian Vettel.
O jornal londrino afirma que Fernando Alonso “tinha um carro muito ruim no começo, mas tanto ele como a Renault deram a volta por cima”.
A pesquisa foi publicada em meio a uma polêmica sobre o suposto caso de racismo nos Grandes Prêmios da Espanha e do Brasil.
Hamilton discordou de Bernie Ecclestone depois que o chefão da Fórmula 1 disse não qualificar como racista a atitude das torcidas nesses episódios.
Ecclestone afirmou à rádio da BBC que “na Espanha, as pessoas torciam pelo Alonso, e em São Paulo apoiavam o Felipe”. “Não acho que teve nada a ver com racismo”, afirmou.