Fernando Alonso subiu ao pódio em 12 das 14 corridas que terminou neste ano. Numa delas chegou em quarto e na outra, não pontuou. Teve também um abandono e uma prova da qual não participou, nos EUA.

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Spa-Francorchamps – Se levar mais um troféu em Interlagos, no dia 25, conquista o Mundial de F-1 de 2005, aos 24 anos de idade. Pode ser qualquer troféu. Ganhando, chegando em segundo, ou em terceiro, é campeão.

Em Spa-Francorchamps, seu único adversário na disputa pelo título, Kimi Raikkonen, "salvou" o primeiro match point da temporada. O finlandês da McLaren ganhou o GP da Bélgica reduzindo de 27 para 25 pontos a diferença na pontuação. As coisas não mudaram muito. "Eu preciso de mais seis pontos. É isso que vou buscar", falou o espanhol da Renault.

Foi uma corrida divertida, a 16.ª do campeonato. Até três horas antes da largada, choveu bastante. Montoya, o líder, Raikkonen, o segundo, e Alonso, o quarto, não quiseram correr riscos. Foram até o final da prova com os mesmos pneus.

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Juan Pablo liderou até a volta 32, quando parou para seu segundo pit stop. Àquela altura, Raikkonen já estava bem perto, parou uma volta depois e quando retornou à pista, tinha a liderança. Alonso corria sozinho, fazendo o bastante para chegar em terceiro. Montoya caminhava para um segundo lugar tranqüilo, quando a quatro voltas do final bateu em Antônio Pizzonia.

Sorte de Fernando, que mais uma vez ganhou um segundo lugar de graça. "A McLaren me ajudou de novo", disse o asturiano. Agora, corre por seis pontos, como ele mesmo disse. A Kimi, não restam muitas alternativas. Se Alonso não pontuar no Brasil, ele precisa chegar na pior das hipóteses em quarto para manter suas esperanças matemáticas.

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A chance de Interlagos, assim, consagrar um campeão pela primeira vez são enormes. Existem 73 resultados possíveis entre os dois. Destes, 60 dão o título a Alonso, 82,2%. É uma questão de tempo.

Azar de Nick, sorte de Pizzonia

Spa-Francorchamps – Eram duas chances, podem ser mais. Antônio Pizzonia substituiu Nick Heidfeld em Monza e Spa, enquanto o alemão se recuperava de uma batida nos testes com a Williams no final de agosto. Ontem, a equipe recebeu a notícia de que o antigo titular deve ficar mais algum tempo no estaleiro. Ele teria sido atropelado por uma moto quando andava de bicicleta em Stäfa, na Suíça, onde vive. Teve uma fissura no ombro. Assim, o amazonense deve continuar no time em Interlagos. E possivelmente em Suzuka e Xangai.

Uma chance inesperada e, se dependesse do seu desempenho na Bélgica, pouco merecida. Antonio foi mal no treino de classificação e fazia uma corrida apenas razoável até bater em Juan Pablo Montoya a quatro voltas do fim. Ocorre que o colombiano da McLaren estava em segundo na hora do acidente. O brasileiro foi considerado culpado pelo acidente e a FIA o multou em US$ 8 mil.