A estréia do Baja Terra Brasil, que abre amanhã, em Rio das Ostras (RJ), o calendário do Brasileiro de Rally Cross Country, não poderia ser melhor. A prova, que percorrerá 1.500 quilômetros entre a cidade fluminense e Porto Seguro (BA), reunirá 34 veículos, sendo 31 carros e três caminhões, número bastante expressivo para uma disputa inédita. O Rali Terra Brasil faz parte da Copa Baja Brasil 2002, que ainda terá outras três provas na temporada: Baja das Neves, 22 e 23 de junho, em Santa Catarina; Baja Café, 12 e 13 de outubro, em Minas; e o Baja São Paulo, 2 e 3 de novembro.
Uma das atrações do Terra Brasil será a briga entre as principais equipes do país. Na Mitsubishi Racing, que terá a estréia das picapes L200 a gasolina, com as duplas Guilherme Spinelli/Andrey Valério e Ulysses Bertholdo/Alberto Zoffmann, e a L200 Diesel, com a parceria Klever Kolberg/Lourival Roldan. A Chevrolet, por sua vez, também desenvolveu um modelo especial para Édio Fuchter/Milton Pereira e Riamburgo Ximenes/Marcos Almeida. Já a Troller, agora chefiada por Fábio Greco, terá as duplas Reinaldo Varela/Edgar Fabre e Roberto Macedo/ Carlos Martinatti.
A categoria Caminhões, que começa a ganhar força no Brasil, reunirá três “brutos”: Alfredo Yahn/João Hermann, com um Volkswagen, Luciano da Cunha/João Ferreira Neto, também um Volkswagen, e Carlos Salvini/Mário Pena, com um Mercedes Benz.
A largada do Baja Terra Brasil será amanhã, entre as cidades de Rio das Ostras e Campos, no Rio de Janeiro, com percurso de cerca de 180 quilômetros, passando pela Serra de Campos, dividido em três especiais. O prólogo, que definirá a ordem de largada da primeira etapa, será feito no mesmo dia, às 9h, com três quilômetros entre as Praias Virgens e Areia Negra. O evento faz parte da Semana Radical de Rio das Ostras, que terá ainda o 2.º Festival de Balonismo, em Cantagalo. A Copa Baja Brasil 2002 tem organização da Associação Paulista de Enduro e Rally (APER) e das federações estaduais, com promoção da Adventure Eventos e Piquet Promotion.
O patrocínio é de Embratel/StarOne, Fiat, BF Goodrich, Dana, Red Bull, Microcity, Acerbis, Fox e AutoTrac. A supervisão da CBA, CBM e Comissão Nacional de Rally.