O Clube Curitibano sedia de hoje até domingo a competição internacional mais tradicional que acontece no Paraná, a XIV Copa Mercosul e XV Troféu HSBC, que reúne na capital paranaense cerca de 500 nadadores de 45 clubes, entre eles o Esporte Clube Pinheiros, Clube de Regatas do Flamengo, Praia Clube e claro, a equipe da casa.
No primeiro dia de competição, nesta quinta-feira, as provas serão realizadas a partir das 15 horas, já nos demais dias a programação está prevista para acontecer a partir das 09 horas. O evento, que é aberto ao público, acontece no Parque Aquático do Clube Curitibano, em piscina de 50 metros, aquecida.
Com a participação de nomes importantes da natação brasileira, a competição homologada pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos -CBDA abrange as categorias Infantil I, Infantil II, Juvenil I, Juvenil II, Júnior I e Júnior II e Sênior.
Nadadores medalhistas nacionais estão entre os destaques da Copa Mercosul. A equipe do Clube Curitibano, capitaneada pelo técnico Arilson Champan, será fortemente representada por nomes de peso que podem, inclusive, quebrar recordes da competição.
Entre os visitantes, quem pode roubar a cena é o cearense Luís Altamir Lopes Melo, que conquistou, no último mês de junho, quatro medalhas, sendo três de ouro e uma prata no XX Campeonato Brasileiro Juvenil de Natação – Troféu Artur Sampaio Carepa, ouro nos 200 metros livre, 100m borboleta e 100 metros livre e prata nos 200 metros borboleta.
O gaúcho Guilherme Roth dos Santos, que integrou a delegação nacional no Campeonato Mundial de Desportos Aquáticos de 2009, em Roma, onde competiu na prova de revezamento 4×100 metros livre, juntamente com César Cielo, Fernando Silva e Nicolas Oliveira.
A equipe terminou a final na quarta colocação. No feminino, Larissa Martins Oliveira, bronze nos 200m livre e 4×200 no Maria Lenk, também é um dos nomes fortes para a competição.