O Fenerbahçe anunciou nesta quinta-feira que a Corte Arbitral do Esporte (CAS, na sigla em inglês) anulou a suspensão aplicada pela Uefa, que proibiu o clube de disputar competições continentais nos dois próximos anos pelo envolvimento do clube em um escândalo de manipulação de resultados no futebol da Turquia.
Em entrevista ao canal de TV do Fenerbahçe, o presidente do clube, Aziz Yildirim, assegurou que, com a suposta decisão, ainda não confirmada oficialmente pela CAS, o clube poderá disputar a próxima edição da Liga dos Campeões da Europa.
Em nota publicada em seu site oficial na última quarta-feira, a CAS disse que recebeu a apelação apresentada pelo Fenerbahçe e iria analisar o pedido feito pelo clube de anular a sanção imposta pela Uefa.
O Fenerbahçe acionou a CAS depois de a Uefa ter rejeitado o recurso apresentado pelo clube, acusado de envolvimento em escândalo na temporada 2011/2012 do futebol europeu. Atual vice-campeão turco, o time acabou excluído da próxima edição da Liga dos Campeões, cujo sorteio dos confrontos da terceira fase preliminar e classificatória para o estágio de grupos será realizado nesta sexta-feira.
Inicialmente, a punição faria com que o Besiktas, terceiro colocado no último Campeonato Turco, herdasse a vaga em aberto. Porém, a Uefa também rejeitou um recurso apresentado pelo clube, também suspenso por ser considerado culpado de manipulação de resultado na final da Copa da Turquia de 2011. O Besiktas também decidiu recorrer à CAS contra a decisão da entidade que controla o futebol europeu.
Desta forma, a vaga em aberto acabou sendo herdada pelo Bursaspor, quarto colocado da edição passada da principal competição do país. O Galatasaray, atual campeão turco, já tem vaga assegurada entre os 32 times que disputarão a fase de grupos da Liga dos Campeões 2013/2014, cujo sorteio das chaves será realizado no próximo mês.