JANEIRO

6 – A Federação Paranaense de Futebol confirma a Adap como o 16.º inscrito no campeonato estadual. O time de Campo Mourão substitui o Ponta Grossa, que desistiu por causa da interdição do estádio Germano Krüger.

7 – A dupla campeão mundial em 1994, Carlos Alberto Parreira (técnico) e Mário Jorge Lobo Zagal-lo, (coordenador-técnico) retorna à seleção brasileira.

20 – A seleção brasileira Sub-20 fica em segundo lugar no sul-americano da categoria. Três paranaenses participam na campanha: o lateral-esquerdo Adriano, do Coritiba, o atacante Dagoberto, do Atlético, e William, do Santos, que é natural de Rolândia. O título é da Argentina.

22 – Dispensado no Coritiba após uma saída noturna, o atacante Jabá volta ao União Bandeirante, dono de seus direitos federativos. Porém, ao reclamar salários atrasados no Coxa, obtém passe livre na Justiça do Trabalho e abandona o time do Norte.

25 -Atlético 4 x 1 União Bandeirante abre o campeonato paranaense na Arena da Baixada.

26 – Sete jogos completam a primeira rodada do paranaense. Destaque para as goleadas do Coritiba sobre o Prudentópolis, por 7 x 1, e do Francisco Beltrão, por 5 x 1, sobre o Cascavel. O Paraná começa perdendo: Roma 3 x 1, em Apucarana.

FEVEREIRO

2 – Nos primeiros clássicos do ano, o Coritiba derrota o Paraná, no Pinheirão, por 1 x 0, e Grêmio Maringá e Londrina empatam, por 2 x 2, no Willie Davids.

8 – O Coritiba vence o primeiro Atletiba do ano, por 2 x 1, no Couto Pereira.

14 – O técnico Heriberto da Cunha deixa o Atlético, após a derrota para o Grêmio Maringá, por 3 x 2, na Arena da Baixada. Osvaldo Alvarez, o Vadão, o substitui.

17 – Na semana do jogo que poderia rebaixar o Paraná à segunda divisão paranaense, o treinador Caio Júnior pede dispensa. O preparador físico Omar Feitosa fica no seu lugar.

19 – A breve história do Iraty na Copa do Brasil: em casa, o Azulão é goleado pelo Vila Nova de Goiânia, por 3 x 0, e é eliminado do torneio em sua primeira (e única) partida.

19 – A dupla Atletiba estréia na Copa do Brasil. O Atlético arranca um empate no último minuto em Belém (PA), por 2 x 2, contra o Tuna Luso. Já o Coxa cai em Itu (SP): Ituano 2 x 0. O gol salvador do rubro-negro foi de Kléberson.

21 – A seleção brasileira frustra na volta de Parreira e Zagallo: 0 x 0 com a China, em Guangzou.

22 – Um empate contra a Portuguesa Londrinense, por 1 x 1, no Pinheirão, livra o Paraná do rebaixamento. Caem a Lusinha e o Cascavel.

23 – Termina a primeira fase do paranaense. Coritiba, Paranavaí, Iraty, Londrina, Atlético, Prudentópolis, Grêmio Maringá e Malutrom passam às quartas-de-final.

26 – O Atlético empata sem gols com o Londrina, no VGD. O resultado elimina o Rubro-Negro no estadual. Passam às semifinais apenas um time da capital (Coritiba) e três do interior (Paranavaí, Londrina e Prudentópolis).

27 -Alexi Stival, o Cuca, é contratado pelo Paraná Clube. É a estréia do treinador curitibano num time da primeira divisão brasileira.

MARÇO

12 – Dos paranaenses, só o Atlético, que vence a Tuna Luso (PA), por 1 x 0, na Arena, segue na Copa do Brasil. O Coxa faz 1 x 0 no Ituano (SP), mas como precisava de dois gols de diferença, pára por aí.

16 – Paranavaí e Coritiba iniciam a decisão do paranaense. No primeiro jogo, no Waldemiro Wagner, em Paranavaí, é mantida a invencibilidade dos dois times no estadual: 2 x 2.

20 – O Londrina derrota o Prudentópolis, por 3 x 0, no VGD, e conquista o terceiro lugar no paranaense. Como prêmio, uma vaga na Copa do Brasil de 2004.

23 – Com gols de Marcel e Edu Sales, o Coritiba conquista seu 31.º título paranaense, de forma invicta, derrotando o Paranavaí, por 2 x 0. Mesmo derrotado, o time do Noroeste é recebido com festa em Paranavaí. Foi a melhor campanha da história do Vermelhinho, só perdendo na decisão.

26 – O Atlético perde para o Sport, por 1 x 0, em Recife, e deixa a Copa do Brasil na segunda fase. No jogo de ida, dia 19, a vitória também fora dos pernambucanos: 3 x 2, na Arena.

29 – Tem início o primeiro campeonato brasileiro disputado por pontos corridos. Na Arena da Baixada, o Atlético vence o Grêmio, por 2 x 0.

30 – Coritiba e Paraná começam o brasileiro com empates fora de casa, contra Flamengo, por 1 x 1, e Santos, por 2 x 2, respectivamente. O feito do Tricolor foi heróico: enfrentou o campeão brasileiro e segurou o resultado mesmo tendo dois jogadores (Valdir e Émerson) expulsos.

ABRIL

6 – O primeiro clássico paranaense no brasileiro tem festa tricolor. Com gols de Fernandinho, Renaldo e Marquinhos o Paraná derrota o Atlético, por 3 x 0, no Pinheirão.

20 – Adap, Grêmio Maringá, Iraty, Portuguesa Londrinense e União Bandeirante começam a brigar por duas vagas na Série C do campeonato brasileiro. Ao final da primeira fase, os londrinenses seriam eliminados. No quadrangular, a Adap desiste e sobram Grêmio, Iraty e União. Em agosto, a CBF confirmaria os três na Série C.

26 – O Londrina começa mal o campeonato brasileiro da Série B. O alviceleste perde em Manaus (AM) para o São Raimundo, por 3 x 2.

MAIO

15 – Com a assinatura do presidente Luiz Inácio Lula da Silva entra em vigor o Estatuto do Torcedor. Lugares marcados, orientadores, médicos e ambulâncias á disposição do público, divulgação de tabelas e regulamentos dos torneios com 60 dias de antecedência, melhorias das condições de alimentação, higiene e de segurança nos estádios são alguns dos benefícios da nova lei.

26 – Cuca troca o Paraná, oitavo colocado no brasileiro, pelo Goiás. Adílson Batista, ex-zagueiro do Atlético, toma seu lugar no Tricolor. Em Goiânia, Cuca se consagra como o técnico-revelação do ano, tirando o Goiás da lanterna e classificando-o para a Copa Sul-Americana.

JUNHO

2 – Maurílio retorna ao Paraná Clube após cinco meses no Al-Ittihad da Arábia Saudita. É a quarta passagem do atacante de 33 anos pelo Tricolor.

10 – O presidente do Grêmio Maringá, Aurélio Almeida, é preso no Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais, quando tenta embarcar para a Espanha. A 1ª Vara Criminal de Chapecó (SC) o condenou por estelionato e usurpação da função pública – ele compareceu a uma audiência pública utilizando policiais como seus seguranças. A pena é de dois anos e três meses.

11 – Edu Marangon é o novo técnico do Paraná Clube. É o quinto só este ano. Caio Júnior, Cuca, Adílson Batista e Saulo de Freitas o antecederam.

11 – Tendo Alex como seu principal jogador e Vanderlei Luxemburgo como técnico, o Cruzeiro derrota o Flamengo, por 3 x 0, e conquista sua quarta Copa do Brasil.

19 – O Brasil estréia na Copa das Confederações perdendo para Camarões, no Stade de France, em Paris, por 1 x 0. Em campo, três jogadores do Atlético: os meias Kléberson e Adriano e o atacante Ilan.

23 – A seleção brasileira é eliminada na primeira fase da Copa das Confederações. Na despedida, um empate com a Turquia, por 2 x 2.

JULHO

2 – No Morumbi, o Boca Juniors vence o Santos, por 3 x 1, e leva o título da Copa Libertadores da América.

9 – Ricardo Teixeira é reeleito na CBF. É o quinto mandato consecutivo do dirigente.

14 – A derrota para o Figueirense, por 4 x 2, no dia anterior, foi a “gota d’água” para Adílson Batista no Paraná. Além do resultado, seus freqüentes atritos com jogadores e dirigentes causaram a demissão.

23 – Goleador decisivo na conquista do brasileiro de 2001, Alex Mineiro retorna ao Atlético após sete meses. O atacante estava no Tigres, do México.

27 – A seleção brasileira sub-23 perde na “morte súbita” a final da Copa Ouro para o México, dono da casa. O lateral-esquerdo Adriano, do Coritiba, foi um dos titulares, assim como o atacante Nilmar, que atua pelo Internacional, mas que é paranaense de Cambará.

AGOSTO

4 – Ao final do primeiro turno, o Atlético, 18.º colocado no Brasileiro, demite o técnico Osvaldo Alvarez. Com Mário Sérgio, seu substituto, o Furacão teria a oitava melhor pontuação no returno.

10 – O Flamengo sofre sua terceira goleada em Curitiba em apenas três meses. Desta vez, Coritiba 5 x 0. Antes, Atlético 4 x 1 e Paraná 6 x 2.

12 – Na mais alta negociação envolvendo um clube paranaense, o meia Kleberson deixa o Atlético, vendido para o Manchester United, da Inglaterra, por US$ 7,9 milhões.

30 – A seleção brasileira vence a Espanha, por 1 x 0, e conquista o Mundial Sub-17, disputado na Finlândia.

SETEMBRO

7 – Na primeira rodada das Eliminatórias Sul-Americanas, o Brasil vence a Colômbia, em Bogotá, por 2 x 1.

10 – Tcheco vai para o Al-Ittihad da Arábia Sauidta. Sem o meia, o Coxa cai de produção a ponto de arriscar sua classificação para a Copa Libertadores da América.

10 – Novamente pelas Eliminatórias, o Brasil derrota o Equador, em Manaus, por 1 x 0.

18 – Na penúltima rodada da primeira fase, o Londrina perde para o Marília, no interior paulista, por 3 x 2, e é eliminado na Série B do Brasileiro. O time paranaense terminaria o torneio em décimo lugar.

22 – O Paraná troca o treinador pela terceira vez num só campeonato brasileiro. Sai Edu Marangon, após três derrotas consecutivas, e volta o interino Saulo de Freitas, agora efetivado.

24 – Na reestréia de Saulo de Freitas, o Paraná Clube derrota o São Paulo, por 4 x 2, no Couto Pereira, e coloca novamente a Copa Sul-Americana nos seus planos.

OUTUBRO

1 – A seleção brasileira feminina perde para a Suécia, por 2 x 1, e sai do mundial dos Estados Unidos, nas quartas-de-final.

11 – O Atlético vence seu único Atletiba entre equipes principais. Com dois gols de Ilan, o rubro-negro bate o Coritiba, por 2 x 0, na Arena da Baixada. Até então, só o Coxa vencera o clássico em 2003, um pelo Paranaense, outor pelo Brasileiro.

26 – Jogando em casa, o União Bandeirante perde para o Ituano (SP), por 1 x 0, e deixa a Série C na terceira fase. O gol foi de uma cria do próprio União: o atacante Jabá. Pior: aos 47 minutos do segundo tempo. Pior ainda: no jogo de ida, 3 x 2 para o Ituano, a vitória também foi decidida por Jabá. Pode ser pior? Aos 47 do segundo.

NOVEMBRO

16 – Em Lima, Peru 1 x 1 Brasil, o primeiro tropeço dos brasileiros nestas Eliminatórias.

19 – Reaberto após três meses, o Pinheirão torna-se o primeiro estádio do país a ter só cadeiras -uma exigência do Estatuto do Torcedor – e não mais arquibancadas.

19 – No reformulado Pinheirão, a seleção brasileira apenas empata com o Uruguai, por 3 x 3. No primeiro tempo, com gols de Kaká e Ronaldo, a torcida paranaense festejou. No segundo, vaiou enquanto os uruguaios viravam o placar. Mal menor que Ronaldo empatou a quatro minutos do final.

22 – Com uma rodada de antecedência, Palmeiras e Botafogo retornam à primeira divisão do brasileiro. Para o Verdão, campeão da Série B, o inferno acabou num 2 x 1 sobre o Sport, em Garanhus (PE). Já o Fogão, vice, derrotou o Marília, por 3 x 1, em Niterói (RJ).

30 – O Cruzeiro conquista o campeonato brasileiro com duas rodadas de antecedência, derrotando o Paysandu, por 2 x 1, no Mineirão. É o primeiro campeão brasileiro por pontos corridos e o primeiro clube a ganhar os dois principais torneios nacionais num mesmo ano: o Brasileiro e a Copa do Brasil.

30 – O técnico Vanderlei Luxemburgo, do Cruzeiro, ganha o seu quarto título no campeonato brasileiro e ultrapassa Rubens Minelli e Ênio Andrade, donos de três taças cada um.

DEZEMBRO

9 – A Platinense derrota o Sport Paraná, por 1 x 0, na decisão da Série A-2, a terceira divisão paranaense. O título, porém, fica com o adversário, que vencera o jogo de ida por 2 x 0.

10 – O Atlético vence o Coritiba, por 2 x 0, na final do Campeonato Paranaense de Juniores. O título, porém, é do alviverde, que ganhara o primeiro jogo, por 4 x 1. Pela primeira vez, os dois rivais decidiram um estadual da categoria.

11 – Pela primeira vez na história do futebol paranaense, um time amador e um profissional se enfrentam por um torneio oficial. No Estádio José Carlos de Oliveira Sobrinho, em Curitiba, Capão Raso e Atlético, representado por uma equipe secundária, empatam sem gols. No dono da casa, um velho conhecido dos atleticanos: o goleiro Ricardo Pinto, refeito de um acidente de barco ocorrido na semana anterior em Pontal do Paraná.

13 – Na última rodada do Brasileiro, o Coritiba derrota o Criciúma, por 2 x 0, e conquista uma vaga na Copa Libertadores da América. Os goleadores desta noite dsão Marcel e Lima. A vitória fecha o melhor ano do alviverde desde 1985, quando foi campeão brasileiro. Além do lugar na Libertadores, o Coxa festejou três Paranaenses: profissional, júnior e infantil.

13 – Com gols de Renaldo e Fernando Miguel, o Paraná também festeja. Ao ganhar do Vitória, por 2 x 0, no Pinheirão, o Tricolor se classifica para a Copa Sul-Americana. 13 – Com um gol marcado contra o Vitória, o paranista Renaldo torna-se o maior artilheiro de um clube paranaense em brasileiros: 30 gols. Só faltou um para ele alcançar Dimba, do Goiás.

14 – Na última volta do Campeonato Brasileiro, Bahia e Fortaleza são rebaixados para a Série B. O Grêmio, agora treinado pelo paranaense (de Adrianópolis) e ex-paranista Adilson Batista escapa da degola ao vencer o Corinthians, por 3 x 0. 14 -Alex, que não atuara no jogo que deu o título brasileiro ao Cruzeiro por estar suspenso, fecha seu melhor ano em grande estilo. Na goleada sobre o Bahia, por 7 x 0, na Fonte Nova, ele marca cinco gols, sendo quatro de pênalti.

14 – O Cruzeiro fecha o ano da “tríplice coroa” (campeão estadual, nacional e da Copa do Brasil) com 102 gols e 100 pontos, recordes na história do Brasileiro.

14 – Paulo Bonamigo deixa o Coritiba após um ano e oito meses. O saldo é positivo: campeão paranaense e uma classificação para a Copa Libertadores da América.

15 -Sem pagar salários há quase seis meses, o Grêmio Maringá perde todos os seus jogadores. Eles só não foram embora antes porque não tinham dinheiro para passagens de ônibus. O treinador José Carlos Amaral saiu em novembro. Aurélio Almeida, presidente do clube, continua detido na Colônia Penal Agrícola de Piraquara por estelionato e usurpação da função pública.

16 – Marcel é convocado por Ricardo Gomes para a seleção pré-olímpica que disputará a vaga para a Olimpíada de Atenas.

17 – O Atlético não passa 2003 batido. Na final da Copa Sesquicentenário, no Pinheirão, um time reserva do Furacão derrota, por 2 x 1, o arqui-rival Coritiba, que atua com cinco titulares. O título vale um prêmio de R$ 150 mil. O alviverde leva R$ 100 mil.

18 – O advogado João Augusto Fleury da Rocha é aclamado como novo presidente do Atlético. Ele substitui Mário Celso Petraglia, agora presidente do Conselho Deliberativo.

19 – O Coritiba contrata o técnico Antônio Lopes.

19 – Com um gol do meia atleticano Fernandinho, que entrou apenas no segundo tempo, a Seleção Brasileira vence a Espanha, por 1 x 0, e sagra-se campeã mundial Sub-20. Além de Fernandinho, outros três paranaenses participam da conquista: o lateral-esquerdo Adriano, do Coritiba, e os atacantes Dagoberto, do Atlético, e Nilmar, do Internacional.

19 – Com o título Sub-20, disputado nos Emirados Árabes, a Seleção Brasileira torna-se a primeira a conquistar as taças de campeão mundial em todas as categorias: principal, sub-20 e sub-17.

19 – Dagoberto e Nilmar são convocados para completar a seleção sub-23, que já conta com o coritibano Marcel.

19 – O professor José Carlos de Miranda derrota o candidato de oposição José Machado e torna-se o novo presidente do Paraná Clube.

19 – No dia que marca os 150 anos da emancipação política do Paraná, motivo da Copa Sesquicentenário, a Platinense ganha do Capão Raso, time amador e Curitiba, por 2 x 1, e fica em terceiro lugar no torneio. A vitória rende um cheque de R$ 50 mil à equipe de Santo Antônio da Platina. Ao Capão Raso, quarto colocado, R$ 20 mil.

20 – O maior ídolo da história do Londrina, o ex-meia Carlos Alberto Garcia, é eleito presidente do clube. Na posse, ele anuncia o ex-goleiro da seleção brasileira Raul Plassman como diretor de futebol e Lívio Vieira, ex-zagueiro do alviceleste, como treinador.

continua após a publicidade

continua após a publicidade