Felipe Massa fez a sua parte e ganhou o emocionante Grande Prêmio do Brasil, neste domingo, no lotado Autódromo de Interlagos, em São Paulo. Mas o título da temporada 2008 da Fórmula 1 ficou mesmo com o inglês Lewis Hamilton, que chegou em quinto lugar com sua McLaren, terminando o campeonato com apenas um ponto de vantagem sobre o piloto brasileiro da Ferrari.

continua após a publicidade

Primeiro piloto negro da Fórmula 1, Hamilton escreveu definitivamente neste domingo o seu nome na história do esporte, ao se tornar o mais jovem campeão da principal categoria do automobilismo mundial. Depois do vice-campeonato no ano passado, quando falhou na hora decisiva, o inglês de 23 anos, que trabalha para a McLaren desde os 13, fez tudo certo dessa vez e chegou ao título.

Com o resultado deste domingo, na 18ª e última etapa do campeonato da Fórmula 1, Hamilton chegou aos 98 pontos, contra 97 de Massa. O pódio em Interlagos foi completado pelo espanhol Fernando Alonso (Renault), que ficou em segundo lugar, e pelo finlandês Kimi Raikkonen (Ferrari), o terceiro colocado. E o título do Mundial de Construtores foi para a Ferrari.

Indefinição até o fim

continua após a publicidade

As emoções do GP do Brasil começaram antes mesmo da largada. Quando os carros já estavam alinhados no grid, caiu uma forte chuva em Interlagos, atrasando o início da prova em 10 minutos, para que as equipes pudessem trocar os pneus. Como choveu só alguns minutos, apenas uma parte da pista ficou molhada, enquanto outros trechos secaram rapidamente, o que dificultou o trabalho dos pilotos nas primeiras voltas.

Na largada, Massa conseguiu manter a ponta, enquanto Hamilton permaneceu em quarto lugar. Mas o safety car logo entrou na pista, após o acidente que tirou o escocês David Coulthard da prova – foi o fim da carreira dele na Fórmula 1, aos 37 anos, depois de 15 temporadas. Ainda na primeira volta, o brasileiro Nelsinho Piquet rodou sozinho com sua Renault e abandonou a corrida, para desconsolo de seu pai, o tricampeão Nelson Piquet, que foi embora de Interlagos logo em seguida.

continua após a publicidade

Com 10 voltas disputadas na prova, os pilotos logo começaram a trocar os pneus, já que a pista secou rápido depois da pancada de chuva antes da largada. Nesse momento de parada nos boxes, Massa permaneceu na frente, mas Hamilton chegou a cair para o 7º lugar. O inglês, no entanto, passou os italianos Jarno Trulli e Giancarlo Fisichella, assumindo a 5ª colocação, o que lhe garantia o título.

Depois disso, faltando oito voltas para o final, voltou a chover em Interlagos, dando mais emoção para a prova. Quando restavam apenas três voltas para a bandeirada, Hamilton foi ultrapassado pelo alemão Sebastian Vettel (Toro Rosso), caindo para o sexto lugar, o que daria o título para Massa, que mantinha a liderança.

Mas, na última volta da corrida, o alemão Timo Glock, que não tinha trocado os pneus de sua Toyota para a pista molhada e estava em quarto lugar, viu seu carro perder rendimento. E acabou sendo ultrapassado por Hamilton, que chegou, então, na quinta colocação, justamente o que ele precisava para ser campeão.

Enquanto Massa somou sua segunda vitória no GP do Brasil – venceu também em 2006 -, os outros dois brasileiros da Fórmula 1 tiveram um domingo decepcionante. Nelsinho Piquet abandonou logo na primeira volta, o que deve dificultar sua permanência na Renault na próxima temporada. E Rubens Barrichello foi apenas o 15º colocado com a Honda, naquela que pode ser sua última corrida na categoria.