O brasileiro Felipe Massa fez duras críticas às regras relacionadas ao safety car na Fórmula 1. Para o piloto da Ferrari, o regulamento relativo ao carro de segurança causa mudanças drásticas na classificação das corridas, e subverte a lógica do automobilismo.
“Esta corrida de Cingapura escancarou que as regras do safety car precisam ser revisadas com cuidado, porque a idéia da Fórmula 1 é que a melhor combinação entre carro e piloto saia vencedora”, afirmou Massa, vice-líder do campeonato.
O safety car entra na pista quando acontece um acidente ou situação que coloque em risco a segurança dos pilotos. Pelo regulamento atual, os boxes ficam fechados para pit stops até que os pilotos formem uma fila atrás do carro se segurança, o que diminui a vantagem dos líderes e beneficia quem já parou para trocar pneus e reabastecer.
“O resultado final de domingo mostra que o safety car levou alguém do meio do pelotão para a liderança, não por causa de uma estratégia inteligente, mas simplesmente por sorte”, afirmou o brasileiro, referindo-se ao caso de Fernando Alonso.
O espanhol havia parado nos boxes antes do safety car, e beneficiou-se das paradas dos outros concorrentes para subir posições. Fato parecido aconteceu no GP da Alemanha, quando Nelsinho Piquet assumiu a liderança da prova depois de uma entrada do safety car – depois, foi ultrapassado por Lewis Hamilton e terminou em segundo.