Na disputa mais acirrada da natação brasileira por vaga nos Jogos de Londres, melhor para os xarás Felipe França e Felipe Lima, que confirmaram na noite desta quinta-feira, durante o Troféu Maria Lenk, no Rio, a classificação olímpica nos 100 metros peito. Eles disputavam as duas vagas disponíveis por país com outros dois nadadores que também tinham índice olímpico: João Gomes Júnior e Henrique Barbosa.
Até a manhã desta quinta-feira, João Gomes Júnior era o dono da segunda vaga brasileira na prova. Felipe França já tinha o melhor tempo e ainda conseguiu baixá-lo, ao fazer 59s63 nas eliminatórias do Troféu Maria Lenk (o índice olímpico é de 1min00s79).
Mas, durante as eliminatórias desta quinta-feira, Felipe Lima, que até então tinha o terceiro tempo entre os quatro postulantes, assumiu o lugar de João Gomes Júnior, ao cravar 1min00s11, superando os 1min00s40 feitos pelo companheiro em dezembro.
Na final realizada na noite desta quinta-feira, os quatro nadadores se enfrentaram na piscina, disputando a classificação braçada a braçada. Felipe França levou o ouro, com 59s83. Henrique Barbosa ficou em segundo lugar, mas, com 1min00s38, não conseguiu tirar a vaga de Felipe Lima, o quarto colocado na prova. Já João Gomes Júnior ficou na terceira posição, também fora dos Jogos de Londres.
“Todo mundo estava muito tenso, a expectativa era enorme, mas eu defendi minha vaga e vou realizar meu sonho, que é disputar os Jogos”, disse Felipe Lima, que revelou nervosismo durante todo o dia decisivo para ir à Olimpíada. “Mal descansei depois de conseguir o tempo pela manhã.”
Já Felipe França confessou que estava mais tranquilo com a luta pela vaga olímpica. “Já estava mais de meio segundo à frente, então estava um pouco mais sossegado. Mas quero diminuir meu tempo em mais um segundo para chegar bem em Londres”, avisou o nadador.
DEFINIDO – Na final dos 200 metros costas, Leonardo de Deus e Thiago Pereira conseguiram se manter como os dois classificados do Brasil para a Olimpíada. Mas Leonardo, ao vencer a prova, superou o tempo de Thiago por um centésimo: fez 1min57s38, contra 1min57s39 do companheiro (o índice, que ambos já tinham, é de 1min58s48).
“Admito que esperava o resultado. Estou bem treinado, com 21 anos, no melhor da minha forma e quero realizar meu sonho em Londres”, disse Leonardo de Deus.
Thiago Pereira já anunciou que, embora classificado, não pretende disputar os 200 metros costas na Olimpíada, porque será realizada no mesmo dia dos 200 metros medley, prova que é sua especialidade.