Não foi dessa vez que o técnico Vagner Mancini se tornou o segundo maior vencedor de títulos da Copa do Brasil. A perda para o Flamengo, ontem à noite, no Maracanã, deixou o atual comandante atleticano, junto com outros 20 técnicos, atrás do treinador da Seleção Brasileira, Luiz Felipe Scolari, o Felipão, que é o grande vencedor da competição nacional, com quatro conquistas acumuladas. Agora, o técnico Jayme de Almeida, do Flamengo, se juntou a Mancini e ao restante dos treinadores que têm apenas um título da segunda maior competição do futebol brasileiro.
A primeira vez que o técnico Vagner Mancini conquistou a Copa do Brasil foi em 2005, quando comandava o modesto time do Paulista de Jundiaí. Naquele ano, o atual comandante do Rubro-Negro também ergueu a taça no Rio de Janeiro. Depois de vencer o Fluminense, no Jaime Cintra, em Jundiaí, por 2 x 0, o time do interior de São Paulo garantiu o título da competição nacional ao empatar sem gols o duelo de volta contra o tricolor carioca, em São Januário.
A conquista do time do interior, naquele ano, foi marcada por eliminar grandes clubes do futebol brasileiro. Antes de passar pelo Fluminense, na finalíssima da Copa do Brasil, o Paulista de Jundiaí havia eliminado, para chegar à decisão do certame nacional, as equipes do Juventude, do Botafogo, do Internacional, do Figueirennse e do poderoso Cruzeiro.
Se comparado a campanha do time atleticano neste ano, pode-se dizer que o Atlético teve um pouco mais de facilidade para chegar na decisão em 2013. O Furacão, para ser finalista da Copa do Brasil, passou por Brasil de Pelotas, América-RN, Paysandu, Palmeiras, Internacional e Grêmio antes de decidir o torneio diante do Flamengo.
Porém, nem mesmo a perda do título para o time da Gávea, no Maracanã, deverá deixar de valorizar o técnico Vagner Mancini. O treinador, que tem contrato com o Atlético até o final deste ano, já despertou o interesse de outros clubes do futebol brasileiro. Entretanto, a diretoria atleticana já manifestou o interesse pela renovação do contrato do comandante rubro-negro e dificilmente Mancini deixará o Furacão na próxima temporada.