O suíço Roger Federer garantiu presença na final do Torneio de Doha, no Catar, disputado em quadras rápidas e que dá 250 pontos ao campeão no ranking da ATP. Nesta sexta-feira, o número 2 do mundo derrotou o francês Jo-Wilfried Tsonga por 2 sets a 0, com parciais de 6/3 e 7/6 (7/2), em 1 hora e 24 minutos.
Federer começou a partida melhor, conseguiu uma quebra de serviço no segundo game e abriu 3/0. Assim, precisou apenas confirmar o seu saque para vencer a parcial. O segundo set foi mais equilibrado, sem quebras de saque, já que Federer não conseguiu converter os dois break points que obteve e Tsonga não teve nenhuma oportunidade.
No tie-break, Federer foi superior. Depois de um início equilibrado, fez cinco pontos seguidos e fechou a disputa em 7/2, garantindo a vitória por 2 sets a 0 e a vaga na final de Doha, que será disputada no sábado. Campeão do torneio em 2005 e 2006, o suíço vai enfrentar na decisão o vencedor da partida entre o espanhol Rafael Nadal e o russo Nikolay Davydenko.