O suíço Roger Federer vai enfrentar o espanhol Rafael Nadal nas semifinais do Masters 1000 de Madri, disputado em quadras de saibro. Nesta sexta-feira, o número 3 do mundo avançou na disputa ao derrotar o sueco Robin Soderling, quinto colocado no ranking da ATP, por 2 sets a 0, com parciais de 7/6 (7/2) e 6/4, em 1 hora e 42 minutos.
Antes da partida desta sexta-feira, Federer havia perdido todos os jogos que havia disputado contra tenistas Top 10 nesta temporada. O suíço havia caído três vezes diante do sérvio Novak Djokovic, uma contra Nadal e outra diante do austríaco Jurgen Melzer. Porém, o número 3 do mundo conseguiu confirmar o seu excelente retrospecto diante de Soderling e agora acumula 16 vitórias e uma derrota.
Já diante de Nadal, que passou com facilidade pelo francês Michael Llodra nesta sexta-feira, o retrospecto de Federer é negativo. Os dois tenistas se enfrentaram 23 vezes, com 15 vitórias do espanhol. O duelo reeditará as duas últimas finais do Masters 1000 de Madri, vencidas pelo suíço em 2009 e por Nadal em 2010.
O duelo de Federer com Soderling foi extremamente equilibrado no primeiro set. O tenista suíço teve três chances de quebra de serviço, mas não converteu nenhuma. Assim, o duelo seguiu para o tie-break, que foi vencido por Federer por 7/6.
Na segunda parcial, Soderling teve dois break-points logo no começo, mas não conseguiu a quebra de serviço. No nono game, o suíço conseguiu quebrar o saque de Soderling e abriu 5/4. Em seguida confirmou o seu serviço, fechou a parcial em 6/4 e a partida para 2 sets a 0 para voltar a duelar com Nadal.