Roger Federer derrotou o colombiano Santiago Giraldo por 3 sets a 0, com parciais de 6/4, 6/3 e 6/2, na noite de segunda-feira, na sua estreia no US Open. E a vitória foi especial para o suíço, que alcançou a marca de 224 triunfos em torneios do Grand Slam e igualou a marca do norte-americano Andre Agassi.

continua após a publicidade

Federer e Agassi agora dividem o segundo lugar em números de vitórias em torneios do Grand Slam atrás apenas do norte-americano Jimmy Connors, que acumula 233 triunfos. O suíço que é o cabeça de chave número 3 do US Open, é o maior campeão da história destes torneios, com 16 troféus.

Na partida de segunda-feira, Federer oscilou em alguns momentos e teve o seu serviço quebrado três vezes, mas sempre manteve a partida sob controle. Assim, atingiu a marca de 12 vitórias e nenhuma derrota em estreias no US Open. Campeão do torneio entre 2004 e 2008, o suíço acumula 57 vitórias e seis derrotas no Grand Slam norte-americano.

Aos 30 anos, Federer tenta conquistar um título de Grand Slam pela nona temporada consecutiva. Além disso, desde o Aberto da Austrália de 2003, vencido por Agassi, um tenista com 30 ou mais anos não conquista um dos quatro principais torneios do tênis.

continua após a publicidade

Na segunda rodada do US Open, Federer vai encarar o israelense Dudi Sela, número 93 do mundo, que eliminou o brasileiro Thomaz Bellucci ao derrotá-lo, de virada, por 3 sets a 2. Os dois tenistas se enfrentaram uma vez, em 2005, em Roland Garros, com vitória do suíço por 3 sets a 0.

MONFILS – O francês Gael Monfils também triunfou na sua partida de estreia no US Open. O número 7 do mundo precisou receber atendimento médico por conta de dores no joelho, mas avançou ao derrotar o búlgaro Grigor Dimitrov, 57º colocado no ranking da ATP, por 3 sets a 0, com parciais de 7/6 (7/4), 6/3 e 6/4.

continua após a publicidade

Na segunda rodada, Monfils vai encarar o espanhol Juan Carlos Ferrero. O ex-número 1 do mundo avançou ao bater o compatriota Pablo Andujar por 3 sets a 2, com parciais de 1/6, 7/5, 5/7, 6/1 e 6/3. Os tenistas se enfrentaram uma vez, em 2009, no Masters 1000 de Montreal, com vitória de Ferrero.