O suíço Roger Federer conquistou neste sábado o seu primeiro título em 2014. Na decisão do Torneio de Dubai, um ATP 500 disputado em quadras duras nos Emirados Árabes Unidos, o número 8 do mundo derrotou o checo Tomas Berdych, sexto colocado no ranking, por 2 sets a 1, com parciais de 3/6, 6/4 e 6/3, em 1 hora e 58 minutos.

continua após a publicidade

A vitória deste sábado confirmou uma bela campanha de Federer em Dubai, que incluiu o triunfo sobre o sérvio Novak Djokovic, número 2 do mundo, nas semifinais. E a partida deste sábado repetiu o roteiro do duelo da última sexta-feira, quando também ganhou em três sets e de virada.

Assim, Federer conquistou o seu sexto título em Dubai e o 78º da sua carreira, sendo assim o terceiro maior vencedor da história, com apenas menos troféus do que Ivan Lendl, com 94, e Jimmy Connors, com 109, na Era Aberta do Tênis.

Além disso, interrompeu a excelente fase de Berdych, que vinha embalado pelo título do Torneio de Roterdã. Dessa forma, Federer fez 12 a 6 no confronto direto com o checo, que havia vencido as duas partidas anteriores, no US Open de 2012 e exatamente no Torneio de Dubai do ano passado.

continua após a publicidade

Neste sábado, Federer começou bem a partida e conseguiu a primeira quebra de serviço no terceiro game, fazendo 2/1. Depois, porém, Berdych reagiu. O checo venceu quatro games seguidos, com quebras de saque no quarto e sexto, e abriu 5/2. Assim, ganhou a parcial por 6/3.

No segundo set, Berdych parecia com o título encaminhado ao obter uma quebra de saque no quinto game, mas Federer se recuperou. O suíço devolveu a quebra no game seguinte e conseguiu outra no décimo, fechando a parcial em 6/4, o que provocou a realização da terceira.

continua após a publicidade

Federer, então, cresceu na partida e abriu 4/1 na parcial decisiva, incluindo um break point convertido no quarto game. O suíço teve match point no oitavo game, não aproveitou, mas acabou definindo a partida em seguida ao confirmar o seu saque para fechar a parcial em 6/3 e o jogo em 2 sets a 1, conquistando mais um título em Dubai – os outros foram em 2003, 2004, 2005, 2007 e 2012.