esportes

Federer sofre de novo, mas vence em 5 sets e fatura 80ª vitória no US Open

Ainda longe das performances que exibiu em Wimbledon, Roger Federer voltou a sofrer no US Open nesta quinta-feira. Novamente, ele precisou de cinco sets para garantir seu lugar na terceira rodada, ao superar o russo Mikhail Youzhny, apenas o 101º do ranking, por 3 sets a 2, com parciais de 6/1, 6/7 (3/7), 4/6, 6/4 e 6/2.

Com o resultado, num duelo de 3h07min de duração, o número 3 do mundo chegou à marca de 80 vitórias no Grand Slam norte-americano. Também ampliou a “freguesia” sobre o rival russo. Agora são 17 triunfos e nenhuma derrota. Seu próximo adversário será o espanhol Feliciano López, que despachou o compatriota Fernando Verdasco por 6/3, 6/2, 3/6 e 6/1. Contra López, Federer tem 12/0 no retrospecto.

Nesta quinta, Federer voltou a exibir as dificuldades da estreia. Demonstrou pouca confiança, cometeu mais erros não forçados (68), exibiu pouca força nos golpes e certa lentidão no fundo de quadra. Em compensação, obteve melhor rendimento com o primeiro serviço e foi mais decisivo nos golpes: anotou 63 bolas vencedoras, contra 41 na estreia.

Federer começou o jogo desta quinta passeando em quadra. Faturou duas quebras em sequência e abriu 4/0. Youzhny venceu apenas um game no set inicial. No segundo, o suíço teve um início mais lento e logo perdeu o saque. Mas reagiu rapidamente. Empatou em 2/2 e depois abriu 4/2. Embalado, sacou para fechar. Mas abusou dos erros, cedeu a quebra e acabou perdendo no tie-break.

O terceiro set foi mais equilibrado. Mais confiante após a vitória no segundo set, o russo foi para cima e faturou quebra no quinto game. Ele manteve a vantagem até o fim da parcial e virou o placar do jogo.

O quarto foi mais um set de altos e baixos para Federer. Melhor em quadra, abriu 4/1, sem maiores dificuldades. E novamente sacou para fechar o set. Youzhny, contudo, reagiu na hora certa e devolveu a quebra. Desta vez, porém, o suíço obteve outra quebra no momento decisivo, fechou o set e empatou a partida.

A quinta parcial começou com atendimento médico ao russo. Na sequência, sentiu cãibras e chegou a deitar na quadra para se recuperar. Ele chegou a jogar alguns games mancando e, aos poucos, foi novamente dominado por Federer, que sacramentou duas quebras de saque e confirmou o favoritismo.

DIMITROV SE DESPEDE – Campeão do Masters 1000 de Cincinnati, o búlgaro Grigor Dimitrov não sustentou o status de favorito ao se despedir na segunda rodada. O sétimo cabeça de chave foi surpreendido nesta quinta pelo jovem russo Andrey Rublev. O tenista de apenas 19 anos venceu em três sets, com parciais de 7/5, 7/6 (7/3) e 6/3. Na terceira rodada, Rublev vai enfrentar o bósnio Damir Dzumhur, que bateu o alemão Cedrik-Marcel Stee por 4/6, 6/4, 6/0 e 6/1.

Não foi o único cabeça de chave a decepcionar no início do dia. O checo Tomas Berdych, 15º pré-classificado, caiu diante do ucraniano Alexandr Dolgopolov por 3/6, 6/1, 7/6 (7/5) e 6/2.

Campeão do US Open em 2009, o argentino Juan Martín Del Potro venceu mais uma e se garantiu na terceira rodada. O 24º cabeça de chave bateu o espanhol Adrian Menendez por 6/2, 6/3 e 7/6 (7/3). Na sequência, Del Potro deve fazer grande duelo contra o espanhol Roberto Bautista Agut, 11º cabeça, que eliminou nesta quinta o alemão Dustin Brown, algoz do brasileiro Thomaz Bellucci, por 6/1, 6/3 e 7/6 (7/3).

Outro cabeça a avançar foi o francês Adrian Mannarino. Também venceram o australiano John Millman e o sérvio Viktor Troicki.

ROGERINHO NAS DUPLAS – Surpresa na chave de duplas em Roland Garros, Rogério Dutra Silva fez uma boa estreia em Nova York. Ele e o italiano Paolo Lorenzi derrotaram o sul-africano Raven Klaasen e o norte-americano Rajeev Ram, que formavam a parceria cabeça de chave número sete, por duplo 6/4.

Na segunda rodada, brasileiro e italiano vão enfrentar o norte-americano Nicholas Monroe e o australiano John-Patrick Smith. Mais cedo, Bruno Soares e Marcelo Melo e seus parceiros também estrearam com vitória no US Open. Já André Sá foi eliminado logo na rodada de abertura.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo