Depois de ser eliminado na sua estréia em Toronto, Roger Federer esteve muito perto de ser eliminado em seu primeiro jogo no Masters Series de Cincinnati. Mas o suíço conseguiu reagir e venceu o norte-americano Robby Ginepri por 2 sets a 1, com parciais de 6/7 (2/7), 7/6 (7/5) e 6/0, em 2 horas e 13 minutos.
Jogando em casa, Ginepri começou a partida de maneira ousada, jogando com muita agressividade. Enquanto isso, Federer errava muito e, por isso, perdeu o primeiro set por 7/6.
No segundo set, o jogo seguiu no mesmo ritmo. Irreconhecível, Federer chegou a estar perdendo por 6/5. Ginepri foi para o saque, mas perdeu a chance de fechar o jogo. No tie-break, Federer sofreu, mas venceu por 7/5.
O set decisivo foi diferente. Ginepri reclamou de um mal-estar, o que atrapalhou sua movimentação em quadra. Federer se aproveitou e fechou o set com facilidade, por 6/0. Em todo jogo, o número 1 do mundo cometeu 40 erros não-forçados.
Agora, Roger Federer aguarda a definição do seu adversário na próxima rodada. O tenista suíço enfrentará o vencedor do jogo entre o argentino Jose Acasuso e o croata Ivo Karlovic, que eliminou o brasileiro Thomaz Bellucci na primeira rodada.