Federer leva susto, mas bate Berdych e vai à semifinal

O suíço Roger Federer esteve perto de repetir nesta sexta-feira as duas derrotas sofridas para o checo Tomas Berdych nesta temporada. Depois de sair na frente no placar, o ex-líder do ranking cedeu o empate no segundo set, viu seu algoz abrir vantagem na última parcial, mas mostrou grande reação para impedir o revés iminente e fechar a partida no tie break, por 2 sets a 1, com parciais de 6/3, 5/7 e 7/6 (7/5).

A vitória garantiu o suíço na semifinal do Masters 1000 de Toronto, no Canadá. Seu próximo adversário sairá do confronto entre o sérvio Novak Djokovic, atual número dois o mundo, e o francês Jeremy Chardy, que se enfrentam ainda na noite desta sexta.

Com o triunfo, Federer devolveu as derrotas sofridas para Berdych, atual número sete do mundo, nas quartas de final de Wimbledon e nas oitavas do Masters 1000 de Miami, ambas neste ano. Até então, o suíço acumulava oito vitórias consecutivas sobre o checo.

Federer, porém, quase repetiu o roteiro dos dois últimos jogos nesta sexta. A história só não teve o mesmo final graças a uma inesperada reação no décimo game, quando Berdych sacava para fechar o jogo. O suíço obteve a quebra e confirmou a vitória no tie break.

Atual número três do mundo, Federer impôs forte ritmo no início da partida, mostrando grande aproveitamento com o saque. Acertou 100% dos pontos quando jogou com o primeiro serviço e não teve o fundamento ameaçado. Embalado, faturou uma quebra de saque e saiu na frente no placar.

Berdych reagiu na segunda parcial e equilibrou o jogo. Federer seguiu com uma leve vantagem, mas não conseguiu aproveitar dois break points e acabou perdendo o saque e o set no final, no quinto break point cedido ao adversário.

O checo manteve o embalo em quadra no terceiro e decisivo set. Obteve sua primeira quebra no jogo e abriu 4/1 no placar. O suíço não conseguiu mostrar o mesmo bom desempenho no serviço e viu o rival crescer no duelo. Sem a mesma confiança do início, a derrota parecia inevitável.

Mas o recordista de títulos de Grand Slam surpreendeu a torcida ao manter a firmeza nos golpes e devolver a quebra quando Berdych se preparava para selar a vitória. A reação abalou o checo, que caiu de rendimento no tie break. Federer abriu vantagem rapidamente e fechou o jogo em seu primeiro match points, após 2h41min de duelo.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo