O ano em que Roger Federer espera retomar o domínio do tênis mundial começou mal para o suíço. Ele estreou com derrota diante do escocês Andy Murray no torneio exibição de Abu Dabi, nesta sexta-feira (2). Quarto colocado no ranking, o britânico venceu o vice-líder da ATP por 2 sets a 1, com parciais de 4/6, 6/2 e 7/6 (8/6).
Com a vitória, Murray garante vaga na decisão do evento, que não conta pontos para o ranking mundial, mas reúne apenas tenistas do mais alto nível e dá US$ 250 mil de premiação ao vencedor.
Na decisão, ele enfrentará o vencedor do confronto entre Rafael Nadal número 1 do mundo – e Nikolay Davydenko, que jogam ainda nesta sexta-feira.
A partida entre Murray e Federer reeditou a decisão do US Open, vencida pelo suíço. Mas desta vez, sem a pressão de estar em um torneio oficial, os dois jogadores abusaram dos lances de efeito, e levantaram a torcida.
Depois do torneio de Abu Dabi, os dois devem participar do ATP de Doha, no Catar, mais uma etapa na preparação para o Aberto da Austrália, primeiro Grand Slam da temporada. O evento australiano terá início no dia 19 deste mês.