Após superar o britânico Andy Murray, em sua segunda vitória em dois jogos no ATP Finals, em Londres, o tenista suíço Roger Federer festejou o fato de ter assegurado, com o triunfo obtido na noite da última terça-feira, a liderança do ranking mundial até o final desta temporada.

continua após a publicidade

É a quinta vez que Federer fecha um ano no topo e agora ele tenta coroar mais uma temporada vitoriosa com o título do ATP Finals, torneio que reúne os melhores tenistas do ano e antes era chamado de Masters Cup. O feito obtido por antecedência fez o suíço qualificar como “incrível” o seu 2009.

“Significa muito ter retornado ao posto de número 1 e terminar o ano como líder novamente”, afirmou Federer, que depois lembrou outro grande motivo que ganhou para comemorar a sua temporada. “Foi um ano incrível para mim dentro e fora de quadra e ser capaz de quebrar o recorde de títulos de Grand Slam e fechar o ano na liderança é maravilhoso”, reforçou o tenista, que neste ano reassumiu o topo do ranking após perdê-lo para o espanhol Rafael Nadal, e ainda festejou o nascimento do seus filhos gêmeos ao lado da sua mulher, Mirka Vavrinec.

Federer se tornou o maior vencedor da história dos Grand Slams em julho deste ano, quando conquistou o título de Wimbledon, levantando o seu 15.º troféu da série de torneios mais prestigiosa do tênis. Na ocasião, ele ultrapassou a marca de 14 títulos de Grand Slam que pertence ao norte-americano Pete Sampras.

continua após a publicidade

O tenista suíço volta a jogar pelo ATP Finals na próxima quinta-feira, quando enfrentará o argentino Juan Martín del Potro para assegurar um lugar nas semifinais da competição. Até agora, além de ter batido Andy Murray, ele superou o espanhol Fernando Verdasco na estreia em Londres.