Embalado pelas tranquilas vitórias desta semana, o suíço Roger Federer não deu chances ao compatriota Marco Chiudinelli, considerado a “zebra” do ATP da Basileia, e se classificou para a decisão do torneio neste sábado. O número 1 do mundo venceu o confronto por 2 sets a 0, parciais de 7/6 (9/7) e 6/3, e receberá o sérvio Novak Djokovic na final.
A partida deste sábado foi a mais difícil de Federer no torneio – o suíço passeou nas rodadas anteriores, sem perder sequer um set. Número 73 do ranking, Chiudinelli entrou na competição por convite e surpreendeu ao eliminar o alemão Philipp Kohlschreiber e o francês Richard Gasquet, um dos favoritos ao título.
Neste sábado, Chiudinelli não se intimidou e jogou uma partida equilibrada diante do líder do ranking. Federer, que precisou salvar três break points na primeira parcial, só saiu na frente no placar ao vencer o tie break. Na sequência, o número 1 do mundo cometeu poucos erros e ficou em vantagem logo no início ao quebrar o saque do adversário, encaminhando a vitória.
Agora, Federer terá pela frente Djokovic, que teve trabalho para chegar à decisão. O sérvio precisou de 2h31min para superar o checo Radek Stepanek de virada, por 2 a 1 – 6/7 (4/7), 7/5 e 6/2. O número 3 do mundo mostrou inconstância no saque, com 7 aces e outras 7 duplas faltas.
O confronto de domingo será o 14.º entre Federer e Djokovic no circuito. O suíço leva vantagem na série, com nove vitórias. A decisão na Basileia, porém, vai desempatar o duelo entre os dois tenistas nesta temporada, já que cada atleta possui dois triunfos em 2009.