Federer encara Djokovic na decisão do ATP da Basileia

Embalado pelas tranquilas vitórias desta semana, o suíço Roger Federer não deu chances ao compatriota Marco Chiudinelli, considerado a “zebra” do ATP da Basileia, e se classificou para a decisão do torneio neste sábado. O número 1 do mundo venceu o confronto por 2 sets a 0, parciais de 7/6 (9/7) e 6/3, e receberá o sérvio Novak Djokovic na final.

A partida deste sábado foi a mais difícil de Federer no torneio – o suíço passeou nas rodadas anteriores, sem perder sequer um set. Número 73 do ranking, Chiudinelli entrou na competição por convite e surpreendeu ao eliminar o alemão Philipp Kohlschreiber e o francês Richard Gasquet, um dos favoritos ao título.

Neste sábado, Chiudinelli não se intimidou e jogou uma partida equilibrada diante do líder do ranking. Federer, que precisou salvar três break points na primeira parcial, só saiu na frente no placar ao vencer o tie break. Na sequência, o número 1 do mundo cometeu poucos erros e ficou em vantagem logo no início ao quebrar o saque do adversário, encaminhando a vitória.

Agora, Federer terá pela frente Djokovic, que teve trabalho para chegar à decisão. O sérvio precisou de 2h31min para superar o checo Radek Stepanek de virada, por 2 a 1 – 6/7 (4/7), 7/5 e 6/2. O número 3 do mundo mostrou inconstância no saque, com 7 aces e outras 7 duplas faltas.

O confronto de domingo será o 14.º entre Federer e Djokovic no circuito. O suíço leva vantagem na série, com nove vitórias. A decisão na Basileia, porém, vai desempatar o duelo entre os dois tenistas nesta temporada, já que cada atleta possui dois triunfos em 2009.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna