Sem dar chances para surpresas, o suíço Roger Federer derrotou o cipriota Marcos Baghdatis por 2 sets a 0, com parciais de 6/4 e 6/3, neste sábado, e se garantiu na decisão do Masters 1000 de Cincinnati. O número dois do mundo buscará o bicampeonato do torneio americano diante do local Mardy Fish na final deste domingo.

continua após a publicidade

Assim como aconteceu nas quartas de final, contra o russo Nikolay Davydenko, Federer contou com grande aproveitamento no saque para superar o adversário. O ex-líder do ranking acertou 90% dos pontos quando jogou com o primeiro serviço e ainda registrou sete aces em toda a partida.

Mostrando força no saque, Federer começou melhor, mas teve dificuldade para se impor no serviço do rival. Baghdatis, algoz de Rafael Nadal na sexta-feira, manteve o jogo equilibrado até o final do primeiro set, quando vacilou no saque e sofreu a primeira quebra da partida.

O segundo set teve roteiro semelhante. Sem ter o saque ameaçado, Federer tinha maior facilidade para vencer seus games, enquanto o cipriota sofria para garantir seu saque. O confronto seguiu parelho até o oitavo game. Instável, Baghdatis perdeu o serviço e facilitou o jogo para o suíço, que garantiu a vitória no game seguinte, após 1h10min.

continua após a publicidade

Com a vitória deste sábado, Federer assegurou a segunda colocação do ranking, ameaçada pelo sérvio Novak Djokovic, que perdeu o posto na semana passada. O suíço disputará sua quarta final nesta temporada, em busca do segundo título no ano. Ele venceu o Aberto da Austrália, em janeiro, mas perdeu nas decisões do Masters de Madri, para Nadal, e do Masters de Toronto, para o escocês Andy Murray, no domingo passado.

Desta vez, o suíço terá um adversário de menor expressão na final. Surpresa da competição, Mardy Fish, atual 36.º do ranking, nunca venceu um torneio de nível Masters 1000 na carreira. Contudo, tem feito uma boa campanha em Cincinnati. Eliminou o cabeça de chave Fernando Verdasco, o francês Richard Gasquet e Murray, número quatro do mundo Murray, nas quartas.

continua após a publicidade