Deu a lógica nos dois primeiros jogos das quartas-de-final da chave masculina do Aberto da Austrália, o torneio do Grand Slam que abre a temporada de tênis e é disputado em Melbourne. Favoritos, o suíço Roger Federer e o norte-americano Andy Roddick ganharam seus jogos ontem e vão se enfrentar na semifinal.

continua após a publicidade

Número 1 do mundo, Federer continua firme na luta pelo seu 10.º título de Grand Slam e o segundo no Aberto da Austrália (também venceu o torneio em 2004). Ontem, ele enfrentou o espanhol Tommy Robredo e ganhou por 3 sets a 0, com parciais de 6/3, 7/6 (7/2) e 7/5.

A vitória sobre Robredo também representou um novo recorde na carreira de Federer. Ele irá disputar a 11.ª semifinal seguida em torneios de Grand Slam, superando a marca de Ivan Lendl, que conseguiu 10 vezes. ?Acho que joguei bem nesta terça-feira. Estou feliz por ter vencido em três sets?, afirmou Federer, que precisou de 2 horas e 20 minutos para derrotar Robredo, o cabeça-de-chave número 7 do torneio.

Agora, Federer terá Andy Roddick pela frente. Os dois já se enfrentaram 13 vezes, com ampla vantagem do tenista suíço, que ganhou 12 confrontos, sendo três finais de Grand Slam – Wimbledon 2004 e 2005 e US Open 2006.

continua após a publicidade

Para chegar à semifinal, Roddick venceu o duelo norte-americano com Mardy Fish, também por 3 sets a 0, com triplo 6/2. ?Eu joguei praticamente sem cometer erros?, afirmou Roddick.

?É provavelmente o melhor jogo que já fiz contra ele. Acho que Mardy deveria estar um pouco nervoso no começo e cometeu alguns erros que geralmente não faz?, explicou.

continua após a publicidade

A outra semifinal da chave masculina do Aberto da Austrália será conhecida hoje. O alemão Tommy Haas enfrenta o russo Nikolay Davydenko, enquanto o espanhol Rafael Nadal jogará contra o chileno Fernando Gonzalez.

Serena Williams está novamente entre as melhores

Melbourne – Serena Williams provou que ainda pode estar entre as melhores do mundo.

A tenista norte-americana de 25 anos já foi líder do ranking, mas hoje ocupa apenas a posição 81 na lista da WTA, depois de quase não jogar em 2006 por causa das lesões. Mesmo assim, conseguiu sua vaga na semifinal do Aberto da Austrália, em Melbourne.

Para chegar à semifinal, Serena teve que mostrar toda sua força física e garra no jogo de ontem. Afinal, ela ganhou de virada da israelense Shahar Peer, que era cabeça-de-chave número 16 do torneio. Foram 2 sets a 1, com parciais de 3/6, 6/2 e 8/6, em 2 horas e 34 minutos de partida.

?Me sinto incrível. Estou emocionada por estar aqui, voltar a competir me deixa muito feliz?, admitiu Serena, garantindo estar preparada para chegar à final. ?Não sinto pressão nenhuma. Mesmo porque, ninguém imaginava que eu chegaria tão longe. Acho que só eu e minha mãe.?

Serena já tem 26 títulos na carreira, sendo 7 em torneios de Grand Slam – já foi campeã duas vezes no Aberto da Austrália, em 2003 e 2005.

Mas ela terá outro duro desafio na semifinal: a tcheca Nicole Vaidisova, que é a cabeça-de-chave número 10 do torneio.

Ontem, também pelas quartas-de-final, Vaidisova venceu o duelo tcheco com Lucie Safarova por 2 sets a 0, com duplo 6/1. ?É maravilhoso para o tênis do meu país ter duas tenistas nesta fase do torneio?, afirmou a semifinalista, que tem apenas 17 anos.

A outra semifinal da chave feminina será conhecida hoje, com a realização de dois jogos das quartas-de-final: a russa Maria Sharapova enfrenta a sua compatriota Anna Chakvetadze, enquanto a belga Kim Clijstersjoga contra a suíçaMartina Hingis.