A dupla formada por Roger Federer e Tommy Haas não teve futuro no Torneio de Halle. Suíço e alemão foram eliminados logo na estreia na competição alemã disputada sobre a grama, no início da preparação para Wimbledon.
Eles foram superados pelo austríaco Jurgen Melzer e pelo alemão Philipp Petzschner por 2 sets a 0, com parciais de 7/6 (7/3) e 6/4, nesta segunda-feira. Com a queda, Federer e Haas vão concentrar suas atenções na chave de simples. O tenista da casa é o atual campeão do torneio por vencer justamente Federer na final de 2012.
Neste ano, Federer segue sendo o primeiro cabeça de chave. Em busca do sexto título em Halle, fará a estreia em simples contra o vencedor do duelo entre o local Cedrik-Marcel Stebe e Jimmy Wang, de Taiwan.
Assim como o suíço, Haas estreará direto na segunda rodada. O adversário de estreia do local, terceiro cabeça de chave, sairá do confronto entre o cipriota Marcos Baghdatis e o letão Ernests Gulbis.
O torneio, que distribui 250 pontos ao campeão, contou com quatro jogos de simples nesta segunda. O anfitrião Florian Mayer, oitavo cabeça de chave, superou o austríaco Martin Fischer por duplo 6/2, enquanto o russo Mikhail Youzhny eliminou o espanhol Daniel Gimeno-Traver por 6/1 e 6/2.
O checo Jan Hernych também venceu na estreia, ao bater o local Daniel Brands por 6/4 e 6/2. Completando a rodada, o tenista da casa Mischa Zverev superou o belga David Goffin por 1/6, 6/4 e 7/5. Zverev entrou na competição por convite para substituir Rafael Nadal. O espanhol desistiu do torneio no sábado, véspera da final de Roland Garros, alegando desgaste físico.