esportes

Federer desiste do Masters 1000 de Cincinnati e Nadal será o número 1 do mundo

O suíço Roger Federer anunciou nesta segunda-feira a desistência do Masters 1000 de Cincinnati, nos Estados Unidos. O tenista alegou uma lesão nas costas para abandonar a competição, a qual já venceu em sete oportunidades. Melhor para seu maior rival, o espanhol Rafael Nadal, que, assim, vai assumir a liderança do ranking da ATP.

Federer revelou em um comunicado que sentiu uma fisgada nas costas na semana passada, quando disputava o Masters 1000 de Montreal. No Canadá, aliás, o suíço foi vice-campeão, depois de perder na decisão para o jovem alemão Alexander Zverev, de 20 anos, no último domingo.

Atual número 3 do mundo, Federer se tornou o quinto entre os seis primeiros colocados do ranking a abandonar o Masters 1000 de Cincinnati por lesão. Antes dele, já haviam desistido da competição o britânico Andy Murray (número 1 do mundo), o suíço Stan Wawrinka (4º colocado), o sérvio Novak Djokovic (5º) e o croata Marin Cilic (6º), atual campeão.

Com 7.145 pontos no ranking, Federer não poderá ultrapassar Nadal, número 2 do mundo, que tem 7.555. Murray já tinha a perda da liderança garantida desde a semana passada, quando anunciou que não disputaria o Masters 1000 de Cincinnati. Sem poder defender os pontos conquistados no ano passado, o britânico não teria como manter a primeira colocação.

A expectativa, então, era de que Federer e Nadal brigassem pela ponta, mas a desistência do suíço deixou-a no colo do rival. Com isso, Nadal voltará à primeira colocação no ranking da ATP pela primeira vez desde o dia 6 de julho de 2014, independentemente do resultado que obtiver em Cincinnati.

O futuro número 1 do mundo estreia no torneio norte-americano diante do francês Richard Gasquet, que bateu na estreia o australiano John-Patrick Smith por 2 sets a 0, com duplo 6/4. Já a vaga de Federer ficou com o italiano Thomas Fabbiano, apenas 85.º do ranking, que, assim, já está garantido na segunda rodada em Cincinnati.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo