O tenista suíço Roger Federer, ex-número 1 da ATP, anunciou nesta quarta-feira (1.°) que não disputará o ATP de Estocolmo, na próxima semana. O atual segundo colocado no ranking alegou cansaço, e disse não saber quando volta ao circuito mundial.
Em 2008, Federer tem apresentado desempenho aquém das temporadas anteriores. Apesar do título no US Open, o suíço perdeu a liderança do ranking, caiu nas quartas-de-final da Olimpíada, foi derrotado por Rafael Nadal na decisão de Wimbledon e ficou fora da final do Aberto da Austrália.
Uma das razões apontadas como responsáveis para a performance abaixo da média é uma mononucleose, doença que acometeu Federer no início deste ano, e da qual ele garante estar curado.
“Quero continuar jogando em alto nível por muito anos e voltar a ser o número 1. Para conseguir isso, preciso descansar e me fortalecer novamente, para estar com 100% de minhas condições físicas até o fim do ano”, afirmou Federer, que se recusou a precisar uma data de retorno.
“No momento, ainda não sei quando estarei pronto para jogar novamente, mas espero poder retornar até o fim deste ano”, afirmou o suíço, que pediu desculpas aos fãs suecos pela ausência no torneio de Estocolmo.