Federer continua atropelando rivais

Melbourne – Na busca do seu décimo título de Grand Slam, o tenista suíço Roger Federer, líder do ranking mundial, derrotou com tranqüilidade o sueco Jonas Bjorkman por 3 sets a 0, com parciais de 6/2, 6/3 e 6/2, em duelo válido pela segunda rodada do Aberto da Austrália, competição que distribui cerca de US$ 15 milhões em prêmios.

Com 34 anos, Bjorkman, atualmente o número 50 no ranking da ATP, sofreu com o forte calor australiano, que nesta quarta ficou por volta dos 32ºC. Além disso, o sueco não conseguiu resistir ao saque de Federer, que chegou a ultrapassar a marca dos 200 km/h.

Na próxima fase, Federer, que busca seu terceiro título na Austrália (ele foi campeão em 2004 e 2006), terá pela frente o russo Mikhail Youzhny, número 25 do mundo, que bateu o taiwanês Yen-Hsun Lu por 3 a 0, parciais de 7/5, 6/4 e 6/4. Federer nunca perdeu para Youzhny em sete confrontos realizados.

Outro favorito a avançar foi o norte-americano Andy Roddick, 7.º do ranking e que já foi semifinalista na Austrália em 2003 e 2005. Ele não teve problemas para derrotar o francês Marc Gicquel, com parciais de 6/3, 7/6 (7/4) e 6/4. Agora, Roddick pegará Marat Safin, campeão em 2005 e atualmente em 27.º na lista da ATP, que bateu o israelense Dudi Sela por 3 a 2, parciais de 6/3, 5/7, 4/6, 7/6 (7/4) e 6/0.

O cipriota Marcos Baghdatis, finalista do Aberto da Austrália em 2006 e atualmente em 11.º no ranking mundial, foi eliminado da competição ao perder para o francês Gael Monfils, que é o 59.º do mundo, por 7/6 (7/5), 6/2, 2/6 e 6/0.

Feminino

Ao contrário de um de suas maiores rivais pelo título do Aberto da Austrália, a russa Maria Sharapova, a cabeça-de-chave número 2 do torneio, Amélie Mauresmo, não teve dificuldades para eliminar a russa Olga Poutchkova com um duplo 6/2 ontem.

A francesa, que defende o título do ano passado e está em 3.º no ranking mundial, pega Eva Birnerova na terceira fase da competição. A tcheca vem de uma vitória sobre a alemã Julia Schruff por 6/2, 2/6 e 6/2. Birnerova é a 85.ª do ranking da WTA e jamais havia passado da segunda fase de um Grand Slam.

Outra tenista que avançou com facilidade foi a musa tcheca Nicole Vaidisova, de apenas 17 anos, cabeça-de-chave número 10. Ela bateu a venezuelana Milagros Sequera por 6/2 e 6/1 em apenas 54 minutos de partida. Na terceira rodada ela enfrenta a eslovena Katarina Srebotinik, que superou a checa Iveta Benesova por 7/6 (7/0), 6/7 (6/8) e 6/1.

Em jogo ainda pela primeira rodada, que teve partidas adiadas na terça-feira por causa do forte calor, a suíça Patty Schneider, número 9 do mundo, derrotou a norte-americana Madison Brengle por 6/3 e 6/4.

Guga volta às quadras em Florianópolis

São Paulo – Confiante, alegre e com uma grande expectativa de voltar a jogar em sua terra natal. Foi neste clima que Gustavo Kuerten participou do lançamento oficial do Cyclus Open de Tênis 2007, ontem pela manhã, durante encontro com jornalistas no Majestic Palace Hotel, em Florianópolis. O torneio acontecerá nas quadras de saibro do Lagoa Iate Clube entre os dias 3 e 11 de fevereiro, com premiação total de US$ 35 mil.

Demonstrando muita motivação para a disputa de seu primeiro torneio challenger em solo catarinense, Guga afirmou que será muito gratificante poder competir em Florianópolis. ?Valorizo muito esta coisa de raízes. O LIC é uma extensão da minha casa e será muito bom se eu conseguir somar uns pontinhos e defender metade dos pontos que fiz no Sauípe?, brincou o tricampeão de Roland Garros, referindo-se com bom humor à sua posição atual no ranking, onde é apenas o número 1.079. ?Jogar em casa vai ser tão importante quanto jogar um torneio maior. A gente brigou muito para o tênis evoluir cada vez mais e Santa Catarina é o Estado que mais se destaca aqui no Brasil pela realização de torneios. Por isto quero agradecer muito o apoio que o pessoal da Bunge está dando para a realização deste evento em Florianópolis?, completou Guga, que se apresentou pela última vez na cidade em 2001, no confronto entre Brasil e Austrália, válido pela Copa Davis.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo