O título de Rafael Nadal no torneio de Queen’s, no domingo (15), não foi o suficiente para aproximar o espanhol de Roger Federer no ranking da ATP – ao contrário: como o suíço também foi campeão, mas em Halle, na Alemanha, a diferente entre os dois aumentou 55 pontos em relação à semana passada. Federer soma agora 6.900 pontos, contra 5.755 de Nadal, que ganhou seu primeiro título em quadras de grama.
Federer não havia jogado em Halle no ano passado, por isso computou todos os 225 pontos pelo título deste ano. Já Nadal defendia os pontos por ter chegado às quartas-de-final de Queen’s no ano passado, o que fez com que acrescentasse 170 pontos pela conquista.
Nadal também se distanciou do sérvio Novak Djokovic, que somou 135 pontos com o vice-campeonato em Queen’s e segue tranqüilo na terceira posição – os dois agora estão separados por 395 pontos. Em Wimbledon, onde foi semifinalista em 2007, Djokovic terá mais uma vez a chance de ser o número 2, se for à final e Nadal, atual vice, não chegar à decisão. Nadal, por sua vez, só conseguirá superar Federer se for campeão e o suíço cair antes da terceira rodada.
O ranking desta semana da ATP mostra duas mudanças entre os dez primeiros: o argentino David Nalbandian recuperou o sétimo lugar, ultrapassando o norte-americano James Blake, e o francês Richard Gasquet voltou ao nono posto, à frente do suíço Stanislas Wawrinka.
Entre os brasileiros, Thomaz Bellucci ganhou um posto e agora é o 67.º colocado, enquanto Marcos Daniel subiu três e ocupa a 72 ª colocação – para ambos, a melhor posição na carreira. Quem também está em alta é o número 3 do País, Franco Ferreiro, agora 150.º colocado – 13 posições a mais que na semana passada.